plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
SAIBA O QUE FAZER

Foi vítima de golpe com Pix? Veja como reaver seu dinheiro

Uma ferramenta do Banco Central permite que você consiga seu dinheiro de volta. Veja o que fazer em caso de golpe.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Foi vítima de golpe com Pix? Veja como reaver seu dinheiro camera Transferências de pix | (foto: Marcello Casal /Agência Brasil

Desde a criação do Pix, os brasileiros têm adotado essa ferramenta cada vez mais no dia a dia. Transações que antes levavam até dois dias úteis para serem concluídas agora são realizadas no mesmo dia. No entanto, com essa facilidade surgiram alguns problemas: muitos usuários relatam ter sido vítimas de golpes ou terem transferido dinheiro para a pessoa errada. Felizmente, existem soluções para esses desafios.

O MED (Mecanismo Especial de Devolução) é uma ferramenta exclusiva do Pix, criada para facilitar a devolução de valores em casos de fraude, aumentando as chances de a vítima recuperar o dinheiro. Se você for vítima de fraude, golpe ou crime, deve registrar o pedido de devolução na sua instituição dentro de até 80 dias a partir da data da transação.

Conteúdos relacionados:

O processo funciona assim:

  • Você registra a reclamação na sua instituição.
  • A instituição avalia o caso e, se considerar que se enquadra no MED, os recursos serão bloqueados na conta do recebedor do Pix.
  • O caso é analisado em até 7 dias. Se não for constatada fraude, os recursos são desbloqueados para o recebedor. Se for confirmada a fraude, você receberá o dinheiro de volta (total ou parcialmente) em até 96 horas.

Quer ler mais notícias de serviço? Acesse nosso canal no Whatsapp

O MED também pode ser utilizado em casos de falha operacional no ambiente Pix da sua instituição, como uma transação duplicada. Nesse caso, a instituição avalia a ocorrência e, se confirmada a falha, o dinheiro é devolvido em até 24 horas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Serviço

    Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

    Últimas Notícias