Quando uma pessoa casa, se divorcia ou passa a ter um nome social é preciso fazer a atualização dos documentos pessoais, mas por onde começar?
O primeiro passo é alterar o CPF. Caso a pessoa tente emitir o novo RG, chamado de CIN (Carteira de Identidade Nacional) antes do CPF, não será possível. Isto porque a CIN é um documento nacional, enquanto o antigo RG era estadual. Então era possível mudar o RG sem mudar o CPF. Para emitir a CIN, é preciso que o CPF tenha sido alterado. Caso haja inconsistências com o nome do CPF e o novo nome, o sistema não libera a produção do documento.
Como alterar o CPF
- Acesse o site da Receita Federal
- Clique em "Meu CPF"
- Acesse o serviço "Atualizar CPF"
- Expanda o item "etapas para realização do serviço"
VEJA TAMBÉM
- Veja o passo a passo de como emitir nota fiscal de pessoa física
- Saiba 10 dicas de como economizar na conta de luz
- Saiba onde tem gasolina mais barata em Belém; veja lista!
São dois links diferentes: um para quem está com o CPF regular e outro para quem tem o número suspenso
A atualização normalmente corrige os dados automaticamente, mas alguns dos casos precisam que a pessoa vá até um posto da Receita Federal para finalizar o serviço.
Novo RG
O novo RG passa a ser obrigatório no país a partir de 2032. Para emitir o documento, é preciso agendar no site da Polícia Civil do Pará.
No dia do agendamento, leve toda a documentação. É necessário levar a via original ou a cópia autenticada da certidão de nascimento ou casamento que comprove o estado civil atual e um documento que conste seu CPF.
A emissão da primeira via da CIN é gratuita
No caso de inclusão de nome social, é preciso levar um formulário preenchido e assinado. O prazo de emissão do novo documento pode levar até 21 dias.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Outros documentos
Com o CPF e RG atualizados, dá para mudar o nome nos outros documentos. Alguns deles são título de eleitor (no site do TSE), CNH (no site do DETRAN/PA) e passaporte (Polícia Federal), para quem tiver.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar