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EDUCAÇÃO

Período de matrículas na Rede Estadual termina no sábado (11)

Seduc orienta os pais a não deixarem para a última hora e perderem o prazo. Processo pode ser feito pela internet. As aulas devem retornar no dia 27 de janeiro para os 128 mil alunos novos do ano letivo de 2025

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Imagem ilustrativa da notícia Período de matrículas na Rede Estadual termina no sábado (11) camera O Ensino Fundamental terá 24 mil novas vagas distribuídas em todas as escolas do Estado | (Pedro Guerreiro/ Ag.Pará)

O prazo de matrícula para novos alunos na rede estadual de ensino termina no próximo sábado (11). A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) orienta aos pais e responsáveis a não deixarem para última hora e a finalizarem o processo de matrícula dentro do prazo estipulado.

Os interessados podem realizar o processo de matrícula de forma online, por meio do site oficial. A plataforma permite que os responsáveis escolham a unidade escolar e finalizar a inscrição com facilidade, desde que estejam com os documentos necessários em mãos, como RG e CPF do estudante e responsável, comprovante de residência, certidão de nascimento e histórico escolar.

“A expectativa da Secretaria é atender 128.369 alunos para o ano letivo 2025, ou seja, a mais do que a secretaria já atende na sua rematrícula. São 128 mil alunos que estão vindo oriundos da rede municipal e também estão vindo da rede privada e/ou de outras redes de outros estados. O Ensino Fundamental regular vai abrir o sistema com 24.825 vagas distribuídas em todas as escolas que ofertam esse nível de ensino e que não estão com vagas no acordo. A Educação de Jovens e Adultos vai abrir, dos anos iniciais, 9.509 vagas, anos finais e também Ensino Médio está abrindo 43.721 vagas. Já para o Ensino Médio regular está abrindo 94.916 vagas”, destacou a diretora de Planejamento de Rede da Seduc, Silvana Morais.

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DOCUMENTAÇÃO

Após a confirmação no site, pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino a qual solicitou a matrícula, preferencialmente em até 72 horas, para entrega de documentação e confirmação da matrícula. As aulas estão previstas para iniciar no dia 27 de janeiro.

Pronta para iniciar a 3ª série do Ensino Médio, a estudante Nathaly Silva aguarda ansiosa para o ano letivo 2025. “Eu estou muito ansiosa e nervosa pelo fato de ser uma escola nova e também ser algo totalmente diferente do que eu estou acostumada. Eu nunca tive a oportunidade de estudar em uma escola de tempo integral e agora vou ter. A escola fica perto da minha casa e eu acredito que vou me adaptar e me acostumar muito rápido. Acho que vai ser uma experiência ótima para mim. Eu já fui conhecer um pouco a escola e eu adorei tudo, toda a estrutura, tudo. Eu acho que vai ser muito bom”, finalizou a estudante que busca estudar na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Teixeira Gueiros, em Ananindeua.

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Pré-matrícula para novos alunos em Belém inicia amanhã

A Prefeitura de Belém abre o período de pré-matrícula para novos estudantes da rede municipal no próximo dia 9 e segue até o dia 13 de janeiro, de forma on-line, com prioridade para os estudantes com deficiência. Para se matricular, pais, responsáveis e estudantes devem acessar o portal prematricula.belem.pa.gov.br e seguir as instruções.

Após a pré-matrícula dos alunos com deficiência, as vagas remanescentes ficarão disponíveis, em ampla oferta, para os demais novos estudantes. A segunda fase começa no dia 17 e termina no dia 20 e também ocorrerá de forma on-line.

Já as matrículas dos estudantes da educação do campo, das águas e das florestas, vão ocorrer de forma presencial nas unidades educacionais da modalidade e serão realizadas também no período de 17 a 20/01.

A partir do dia 23 começa a matrícula presencial dos estudantes pré-matriculados - alunos com deficiência e ocupantes de vagas remanescentes. O início do ano letivo na rede municipal de ensino está previsto para 27 de janeiro.

Documentação

confirmação

  • Para confirmação de matrícula o responsável (ou estudante adulto/idoso) deve apresentar a seguinte documentação à escola selecionada:
  • Cópia do registro de nascimento e/ou carteira de identidade; Original e cópia do CPF (se o adolescente não possuir o documento, terá 60 dias para providenciar e entregar à unidade); Cópia de comprovante de residência e/ou do local de trabalho (conta de água, luz ou telefone, banco e outros); Ressalva ou histórico escolar, exceto para os alunos da educação infantil e para os que nunca frequentaram uma escola. Na ausência de ressalva e/ou histórico escolar, o estudante deverá ser submetido a processo avaliativo de classificação ao ano adequado de sua escolaridade, conforme artigo 1º da Resolução 01/2019, de 04/01/2019 do Conselho Municipal de Educação de Belém; Carteira de Vacinação; Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS); Número de Inscrição Social (NIS) do estudante, caso esteja inscrito no programa Bolsa Família; e
  • Laudo médico para estudantes com deficiência.
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