Com o objetivo de garantir o acesso à saúde, educação e lazer para crianças e famílias em situação de vulnerabilidade, os voluntários e profissionais do Coletivo Futuro Brilhante realizaram uma grande ação social no último sábado (15).

A ação, realizada no Acará, no nordeste do Estado, levou atendimentos médicos, cuidados à saúde bucal e atividades recreativas para os participantes da ação, por meio de voluntários e estudantes de diversas organizações.

Conteúdo relacionado

O transporte dos voluntários foi assegurado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará, que disponibilizou um ônibus para levar a equipe até o local da ação.

A equipe de saúde foi formada por estudantes e profissionais da IFMSA Brazil UFPA, pela Liga Acadêmica de Odontopediatria da UFPA (LAOPED), pela Liga Acadêmica de Terapia Ocupacional em Neuropediatria da UEPA (LATONEP) e por voluntários, com apoio da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Epidemiologia e Vigilância em Saúde (LAMEVS).

Prevenção à violência infantil

Além das atividades lúdicas, a equipe de voluntários conduziu três iniciativas voltadas para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes:

  • Luva da proteção: ensinando as crianças a identificar cinco adultos de confiança a quem podem recorrer em situações de risco.
  • Semáforo do toque: ajudando a diferenciar toques seguros, aqueles que exigem atenção e os que devem ser denunciados.
  • Trilha da proteção: um circuito interativo que ensinou, de forma lúdica, a importância da autoproteção.

Durante a ação, foram entregues 70 kits escolares, contendo itens como lápis de cor, canetas, massinha de modelar, giz de cera, cola, tintas, cadernos e outros materiais essenciais para o aprendizado das crianças.

Compromisso com a proteção da infância

A iniciativa está alinhada às diretrizes do Plano Estadual para o Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Pará e à campanha nacional Faça Bonito, que mobiliza a sociedade no combate à exploração infantil.

O evento também marca o compromisso do Futuro Brilhante em continuar atendendo crianças em situação de vulnerabilidade. A próxima ação já tem data marcada: no dia 12 de abril, na escola Escola Yacta Rebelo, em Ananindeua.

Quer ver mais notícias? Acesse nosso canal no WhatsApp

Como ajudar?

O Futuro Brilhante convida a sociedade a se unir a essa causa, seja por meio de doações ou como voluntário. Interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (91) 99200-7685 ou acompanhar as redes sociais no Instagram @futuro.brilhante.

MAIS ACESSADAS