
Belém agora conta com uma nova alternativa de mobilidade urbana: os patinetes elétricos compartilhados. A capital paraense é a primeira do Norte do Brasil a oferecer esse serviço, que já começou a ser implantado no último domingo (3), e será expandido ao longo de agosto até atingir os 600 patinetes previstos.
O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Desoneração e Parcerias, e a empresa JET Brasil, responsável pela operação do sistema. Durante os primeiros 180 dias, o serviço funcionará em formato piloto para avaliação.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Domingueira estreia com mais de 20 mil pessoas e celebra cultura, lazer e cidadania
- VÍDEO: Prefeitura de Belém anuncia novo serviço de patinetes por aplicativo
- Igor Normando assina ordem de serviço para Postão do Jurunas
O prefeito Igor Normando, ao anunciar a novidade, destacou que 60 patinetes serão utilizados por agentes da ordem pública, como apoio ao patrulhamento urbano e organização do tráfego.
Quer mais notícias direto no celular? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
“É mais mobilidade, é mais sustentabilidade, é mais qualidade de vida para a população da nossa cidade. E o melhor: sem nenhum custo para a Prefeitura. Através dessa parceria com a Jet Brasil, conseguimos trazer esses patinetes como um presente para Belém”, afirmou o prefeito de Belém.
Onde encontrar os patinetes em Belém
Os patinetes estão disponíveis em diversos pontos públicos de Belém, e podem ser utilizados em ciclovias, ruas e avenidas com orientação específica de velocidade:
- Ciclovias: até 20 km/h
- Áreas de pedestres: limite de 6 km/h
- Vias comuns: até 40 km/h
Os pontos de retirada estão visíveis no aplicativo da JET, que pode ser baixado gratuitamente para Android e iOS. A empresa será responsável pela manutenção dos patinetes, recolhimento de veículos estacionados irregularmente e suporte técnico.

Como usar os patinetes elétricos
Para começar a usar os patinetes, siga os seguintes passos:
- Baixe o aplicativo JET (disponível para Android e iOS)
- Faça seu cadastro
- Localize o ponto de retirada mais próximo
- Confira e aceite as regras de uso
- Escolha o tipo de tarifa (minuto, hora, dia ou mês)
Regras e orientações importantes
- Idade mínima: proibido para menores de 18 anos, mesmo com autorização dos pais
- Uso individual: não é permitido andar com outra pessoa no mesmo patinete
- Capacete: recomendado, especialmente à noite, com itens refletivos
- CNH: não é exigida
- Proibição de uso sob efeito de álcool
A Prefeitura de Belém utilizará 10% da frota (60 patinetes) gratuitamente para ações de mobilidade urbana e fiscalização. Todos os patinetes terão o brasão oficial do município, garantindo autenticidade ao serviço.
Tarifas
As tarifas serão cobradas com base no tempo de uso — por minuto, hora, dia ou mês, conforme a escolha do usuário. Os detalhes sobre valores e métodos de pagamento estão disponíveis diretamente no app da JET.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar