Em mais uma iniciativa voltada ao fortalecimento do acesso à cidadania e ao apoio aos jovens que se preparam para ingressar no ensino superior, a Defensoria Pública do Estado do Pará segue ampliando suas ações de atendimento à população.
Por meio do programa “Balcão de Direitos”, a Defensoria Pública promove, nesta sexta-feira (28), um mutirão especial de atendimentos voltado aos estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro. A ação será realizada no prédio da DPE-PA localizado na Avenida Assis de Vasconcelos, N° 265, bairro do Reduto, em Belém, no horário das 8h às 14h.
A iniciativa vai ofertar os serviços gratuitos de emissão e regularização do Registro Geral (RG), documento obrigatório para a realização do exame, a fim de garantir que candidatas e candidatos estejam com sua documentação devidamente regularizada antes da prova. Para o atendimento, é necessário levar a certidão de nascimento original e comprovante de residência.
Segundo a defensora pública-geral do Pará, Mônica Belém, a iniciativa busca colaborar para que nenhum candidato seja impedido de participar devido à ausência de documentação regular. “A gente sabe o quanto o Enem representa na vida de milhares de jovens paraenses e o quanto cada detalhe importa nessa etapa. Por isso, o nosso mutirão não deixa de ser também um gesto de acolhimento, pois nós queremos que esses estudantes se sintam apoiados, que saibam que não estão sozinhos e que a Defensoria está ao lado deles para que tudo dê certo”, afirma a DPG.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Pará registrou mais de 289 mil inscrições no Enem, principal porta de entrada para universidades públicas em todo o Brasil. Em Belém, são 82.478 participantes; em Ananindeua, 26.415 inscritos; e, em Marituba, 4.614 inscritos.
Devido à realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém, a aplicação das provas para os candidatos de Belém, Marituba e Ananindeua foi remarcada para 30 de novembro e 7 de dezembro, de forma a evitar possíveis conflitos logísticos.
Quer saber mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no Whatsapp
Serviço:
- Mutirão de atendimentos voltado a participantes do Enem
- Data: 28 de novembro, das 8h às 14h
- Local: Defensoria Pública do Pará (Avenida Assis de Vasconcelos, N° 265, bairro do Reduto)
- Sugestão de entrevistado: Mônica Belém / defensora pública-geral
- Assessoria de imprensa: Carolina Lobo (91) 98409-3230 / Kamila Murakami (91) 99277-0925
Sobre a Defensoria Pública do Pará
A Defensoria Pública é uma instituição constitucionalmente destinada a garantir assistência jurídica integral, gratuita, judicial e extrajudicial, aos legalmente necessitados, prestando-lhes a orientação e a defesa em todos os graus e instâncias, de modo coletivo ou individual, priorizando a conciliação e a promoção dos direitos humanos e cidadania.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar