O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) passou a disponibilizar fraldas geriátricas de forma totalmente gratuita em farmácias credenciadas em todo o país em 2026. A ampliação do programa elimina a coparticipação do usuário para retirada desses insumos, favorecendo diretamente quem tem necessidade de uso contínuo.
A medida, que já integra o catálogo de 41 itens gratuitos do Farmácia Popular, beneficia principalmente idosos a partir de 60 anos de idade e pessoas com deficiência que comprovem a necessidade do uso de fraldas por meio de receita ou laudo médico com Classificação Internacional de Doenças (CID). Não é necessário cadastro prévio em órgãos governamentais para ter acesso ao benefício; basta apresentar os documentos exigidos diretamente nas farmácias credenciadas.
VEJA TAMBÉM
- Você pode casar de graça! Veja com se inscrever para casamento comunitário
- Estação das Docas terá bailinho de Carnaval gratuito. Veja!
- Entenda como evitar acidentes com rede elétrica no carnaval
Para retirar as fraldas geriátricas, o beneficiário deve comparecer a uma farmácia identificada com selo do programa portando documento oficial com foto, CPF e receita ou laudo médico válido. No caso de pacientes incapazes de se deslocar, um representante legal pode retirar o produto mediante a apresentação dos documentos do beneficiário e os seus próprios, além da prescrição médica.
O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 e ampliado ao longo dos anos para oferecer medicamentos e insumos com desconto ou gratuitamente. Em 2024, a iniciativa alcançou mais de 24 milhões de beneficiários no país, incluindo pessoas que passaram a retirar fraldas geriátricas com custo zerado, número que representa o maior alcance da série histórica do programa.
Quer ler mais notícias sobre Serviços? Acesse nosso canal no WhatsApp
Segundo dados oficiais, a inclusão das fraldas geriátricas na lista de itens gratuitos pelo Farmácia Popular também representa uma redução de custos significativa para as famílias dos beneficiários, que chegavam a gastar cerca de R$ 270 por mês com esses insumos antes da gratuidade total. A oferta gratuita passa a integrar uma política mais ampla de acesso a medicamentos essenciais e produtos de saúde em estabelecimentos credenciados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar