A reprodução do novo coronavírus pelo mundo transformou gestos simples, como abraços, apertos de mãos e beijos, em gestos perigosos. Além do beijo, compartilhar objetos pessoais, como copos e talheres, que possam estar contaminados pela saliva, aumentam o risco de proliferação do vírus.

Especialistas reforçam que lavar as mãos e usar máscaras são fundamentais, mas não são os únicos cuidados que as pessoas devem ter. Rafaela Magda, dentista do Sistema Hapvida e mestre em odontologia clínica, chama a atenção para o alto grau de transmissibilidade do vírus através da saliva, “nós devemos ter cuidado com o compartilhamento de objetos pessoais como escova de dente, garfo, faca, copos e outros objetos que tenham contato físico com a saliva”, explica.

A dentista reforça que, neste momento de novo pico da Covid-19, é importante evitar o contato físico mais próximo, “temos que ter consciência que gestos simples, sem malícia, como um beijinho, um aperto de mãos e um abraço, podem servir de canal para transmitir o vírus”, e ressalta as regras básicas: manter o distanciamento social, nunca sair de casa sem máscara, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool em gel.

Outras recomendações são evitar contato próximo com pessoas doentes, sempre cobrir a boca e o nariz com o antebraço, ao tossir e espirrar, além de limpar e desinfectar os objetos e superfícies tocados constantemente como maçanetas, controles remoto, celulares e chaves.

Foto: Romeu Escanhoela/Fotos Públicas

MAIS ACESSADAS