Durante a gravidez, é preciso ter cuidado redobrado com a alimentação, para, assim, garantir a saúde da mãe e do bebê. A alimentação tem que ser rica em cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados, leguminosas, peixe, entre outros, claro, que tudo com a orientação de um profissional.
Mas muito se questiona sobre carne suína (de porco). Gravidas podem consumir?
Diferente do que muitas pessoas pensam, mulheres podem sim consumir o alimento na gravidez.
Porém, é preciso ter cuidado com o alimento, ficando atento a procedência do produto e modo de preparo. Também precisa ter atenção na quantidade que irá consumir. Existem doenças relacionadas à carne de porco, como a teníase e a cisticercose, que oferecem risco à saúde. Por isso, é de extrema importância ter os cuidados.
De acordo com informações publicadas no Portal Minha Vida, o coordenador de ginecologia e obstetrícia do Hospital Águas Claras, Marcus Vinícius, explicou que “os alimentos crus ou mal preparados aumentam o risco de contaminação de toxoplasmose e listeriose, relacionados a malformações fetais e até mesmo trabalho de parto prematuro".
Ele completa dizendo que “é extremamente importante conhecer a origem da carne de porco que será utilizada na refeição e consumi-la bem passada ou cozida”.
Em relação à quantidade, apesar da carne suína ser rica em proteína, ela também possui uma quantidade maior de gordura e sódio do que as demais carnes vermelhas. Por isso, é preciso tomar cuidado com relação à quantidade.
O médico afirma que, seguindo um consumo moderado e preparando corretamente, é possível que gravidas consumam a carne de porco, absorvendo a proteína e os aminoácidos essenciais do alimento. Lembrando que tudo deve ser feito de uma forma equilibrada e com a orientação de um médico.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar