plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
CUIDADO!

Urina mais de 2 vezes à noite? Você poder ter nictúria!

A nictúria interfere na qualidade do sono, levando ao cansaço e à estafa durante o dia

Quase todos nos levantamos de vez em quando à noite para urinar. No entanto, quando este iss acontece mais de duas vezes por noite, algo estranho podes estar ocorrendo no seu metabolismo. É preciso atenção, para que o problema não prejudique sua vida.

O hábito - conhecido como nictúria ou noctúria - não é uma doença, mas pode ser um sintoma de que algo não vai bem no organismo.

"O normal é não acordar", disse Mateo Hevia, especialista em urologia do hospital da Universidade de Navarra, na Espanha.

Um terço dos adultos se levanta uma vez por noite para urinar.

"Frequentemente isso não se traduz em nada grave, mas pode ser necessário marcar uma consulta com o urologista", disse Maniel Esteban, membro da Sociedade Espanhola de Urologia e chefe do serviço dessa especialidade no Hospital de Paraplégicos de Toledo.

HORMÔNIO

A razão de reduzirmos as visitas ao banheiro à noite é o hormônio antidiurético, que diminui a produção de urina do organismo.

"É um hormônio produzido no hipotálamo e que faz com que a água que chega ao rim seja reabsorvida, em vez de produzir urina", afirma Esteban.

A partir de certa idade as visitas ao banheiro começam a ser mais frequentes. Dos 70 anos em diante, é comum urinar até duas vezes por noite.

Causas diferentes

Mas essa necessidade pode começar antes e uma das causas pode ser problemas no sono.

Nesse caso, ir ao banheiro é apenas uma consequência de estar acordado por outros motivos.

"Se estou nervoso ou preocupado e me levanto, então aproveito para ir ao banheiro", exemplificou Esteban.

Outra razão é a ingestão abundante de líquidos antes de dormir.

Bebidas com cafeína, como café, refrigerantes, chá e até chocolate podem irritar a bexiga e mudar o padrão do sono. O mesmo acontece com o álcool.

O consumo de álcool antes de dormir pode levará nictúria.
📷 O consumo de álcool antes de dormir pode levará nictúria. |

Por isso, se urinar de noite afeta a qualidade do sono, os médicos recomendam reduzir o consumo de líquidos horas antes de dormir.

Outras causas frequentes da nictúria são:

Mudanças hormonais: Com a idade, a produção do hormônio antidiurético é menor, por isso aumenta a produção de urina.

Problemas de próstata: A próstata frequentemente aumenta com a idade. Se isso acontecer, a próstata pode pressionar a uretra e evitar que a bexiga se esvaze adequadamente - o que aumenta a necessidade de urinar.

Incontinência ou bexiga hiperativa: Isso acontece quando há uma necessidade urgente de urinar - que, por vezes, a pessoa nem consegue segurar. Os médicos não sabem exatamente por que isso acontece, mas a necessidade começa a aparecer em mulheres de meia idade, segundo Esteban.

Infecção no trato urinário ou pedras na bexiga: A irritação pode aumentar a frequência com que se urina.

Problemas de coração, diabetes ou outras doenças: Se não temos boa circulação ou nosso coração não funciona de forma eficiente, nosso corpo tende a acumular mais fluidos que o necessário. Essa absorção acontece melhor quando estamos dormindo. O líquido passa através da corrente sanguínea e depois é eliminado pelos rins por meio da urina. Por isso, a retenção de líquidos aumenta a necessidade de urinar à noite.

Todos esses problemas tendem a ser mais frequentes em idades avançadas, apesar de haver casos em jovens, especialmente casos de bexiga hiperativa.

Mas se o problema se tornar recorrente ou incômodo é recomendável procurar um especialista.

Hevia recomenda ainda conselhos "higiênico-dietéticos": beber menos líquidos a partir das 19h e reduzir a ingestão de café, chá e álcool se a nictúria tiver virado um problema.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias