plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
TE CUIDA!

Cistos ovarianos: saiba as causas, riscos e tratamentos

A especialista explica que o tratamento pode ser realizado de forma cirúrgica ou hormonal

Imagem ilustrativa da notícia Cistos ovarianos: saiba as causas, riscos e tratamentos camera Mulheres entre 25 e os 45 anos possuem pelo menos um cisto | Reprodução

O cisto no ovário é uma bolsa cheia de líquido que se forma dentro ou ao redor do ovário, podendo provocar dor na região pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Cerca de 3 a 7% das mulheres entre os 25 e os 45 anos possuem pelo menos um cisto no ovário.

O que os cistos ovarianos podem ocasionar?

De acordo com a ginecologista Dra. Ronísie Lopes, os cistos ovarianos podem resultar em várias irregularidades na saúde íntima da mulher.

“Apesar de os cistos ovarianos não apresentarem nenhum sintoma, eles podem ocasionar irregularidade menstrual, dor na relação sexual, funcionamento irregular do intestino, cólicas menstruais. Eles podem também crescer muito e romper, levando a um quadro de abdome agudo cirúrgico ou podem também torcer em seu próprio eixo, no seu pedículo, devido a um grande tamanho, sendo necessário, aí, uma intervenção cirúrgica”, explicou.

Ginecologista Dra. Ronísie Lopes
📷 Ginecologista Dra. Ronísie Lopes |Foto: Divulgação

Quais os principais riscos?

Os riscos podem ser desde o rompimento até a torção do próprio cisto, destaca a especialista.

“Quando os cistos crescem muito, eles podem romper causando um quadro de abdome agudo cirúrgico. O conteúdo desse cisto caí na cavidade pélvica e essa paciente terá uma dor muito forte, sendo necessária uma intervenção cirúrgica. Outra complicação seria a torção no próprio eixo, levando uma torção ovariana, do próprio cisto ou da trompa, também necessitando de uma cirurgia. Além disso, nos casos dos cistos de endometriose, eles ainda apresentam como complicações a dor que muitas pacientes sentem a cada ciclo menstrual. Há, ainda, os quadros de infertilidade que esse endometrioma pode causar para essa paciente”, diz

Clique aqui para ouvir mais um episódio da coluna "Te Cuida!" em versão podcast

Como é realizado o tratamento?

Segundo a Dra. Ronísie Lopes, a forma de tratamento pode ser por meios medicamentosos ou cirúrgicos, dependendo do cisto.

“Se for um cisto de endometriose, a gente vai poder tratar essa paciente clinicamente ministrando hormônios para ela ou cirurgicamente se for o caso. A maioria dos pacientes com cistos ovarianos, se forem de aspectos muito grande, nós vamos acompanhar o crescimento, mas se chegarem a um volume muito grande, indicamos o procedimento cirúrgico. No entanto, a maioria dos cistos desaparecem espontaneamente. Então, uma vez o outra, a gente tem que intervir, fazendo o tratamento clínico ou hormonal, mudando a questão da qualidade de vida e hábitos alimentares ou fazer a abordagem clínica”, afirmou.

Cistos ovarianos: saiba as causas, riscos e tratamentos
📷 |Arte/DOL
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias