Se você está com a alimentação desregulada, meio bagunçada e sem rumo, é extremamente comum que agora no começo do ano bata uma vontade de organizar tudo e melhorar, e isso é bom.
Vamos aproveitar esse embalo para começar sua mudança de verdade?
1º passo: Recomendo que comece estabelecendo horários para sua rotina alimentar. Isso vai te ajudar a reduzir o descontrole da sua alimentação e as beliscadas. E ainda, vai começar a desenvolver sua disciplina aos poucos. Anote em quais horários você sente mais fome e programe as refeições a partir daí.
2º passo: Coma devagar. Acredite, essa é uma das partes mais importantes do processo. Aposto que você já teve a sensação de que piscou e o prato esvaziou (e por conta disso as vezes até repete), não é?! Isso porque a mastigação está diretamente ligada com a sua percepção de saciedade. Quando você mastiga bem, você leva mais tempo comendo, e esse tempo é o que o seu corpo precisa para iniciar a digestão, acionar os hormônios de saciedade e diminuir a sinalização de fome. Não é incrível? Use o tempo a seu favor!
3º passo: Agora que você se organizou melhor e já está comendo mais devagar, chegou a hora de fazer uma pré-seleção de alimentos. Tenha em mente alguns alimentos saudáveis e se questione sobre quais trocas você consegue fazer para inclui-los na sua rotina. Exemplos: adicionar uma fruta no café da manhã no lugar da bolacha ou trocar a salada de maionese por uma salada crua fresca bem temperada. Use a criatividade.
BÔNUS: tenha paciência, mudanças levam tempo, por mais simples que sejam. Não adianta ir com pressa e fazendo restrições mirabolantes, seu corpo não vai assimilar e as chances de você desistir mais uma vez serão maiores.
Anotou tudo? Coloque em prática o quanto antes e eu garanto que você terá seus primeiros resultados antes do que imagina.
Tainá Barros é nutricionista especializada em emagrecimento e tratamento de doenças crônicas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar