plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
ALERTA

Sentir tontura é um alerta: é hora de procurar ajuda

Especialista alerta que a tontura é comum, porém não é um sintoma normal, pois pode indicar outros problemas de saúde

Imagem ilustrativa da notícia Sentir tontura é um alerta: é hora de procurar ajuda camera Segundo a OMS, um terço da população em todo o mundo sofre de algum tipo de tontura | Reprodução

Toda tontura é um sinal de que algo não está certo no organismo. Essa alteração – que dá origem aos sintomas da tontura – pode ser causada por algum tipo de problema no labirinto, no cérebro ou até mesmo na circulação sanguínea. Quando acontece de maneira contínua, a tontura precisa de ainda mais atenção a fim de não comprometer a qualidade de vida do paciente e proporcionar bem-estar para a realização das atividades diárias.

Caracterizada por uma sensação de movimento ao redor do próprio corpo. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), um terço da população em todo o mundo sofre de algum tipo de tontura. As causas são as mais diversas. “Pressão baixa, enxaqueca, ansiedade, anemia, depressão e tumores são alguns problemas que podem fazer com que o paciente sinta tontura em algum momento”, afirma o neurologista Dr. Antônio de Matos.

Neurologista Dr. Antônio de Matos
📷 Neurologista Dr. Antônio de Matos |Foto: Arquivo Pessoal

A tontura pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa. A forma mais comum é a vertigem, com a sensação de que o ambiente está rodando, mas também podem ser encontradas sensações de instabilidade, enxaqueca, perda de equilíbrio ou ainda a perda de foco visual.

Ouça o podcast dessa semana da coluna Te Cuida

Ainda de acordo com o neurologista, para todos os casos, o melhor a fazer é procurar um especialista. "O diagnóstico não é muito simples, necessita de atendimento médico e, de preferência, especializado. Assim o paciente conseguirá excluir as causas mais severas de tontura e ter o tratamento adequado para o seu problema”, finaliza.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias