Há quem diga que o ano realmente só começa após o Carnaval, não é mesmo? Apesar da festa ter sido adiada por conta da pandemia, muita gente ainda está se preparando para pular nos bloquinhos de rua ou mesmo na reunião em casa com a família. Mas será que seu corpo está preparado para a maratona? Estar bem fisicamente é fundamental para que depois que a folia passar, você continue ativo na rotina diária.
O pilates pode deixar seu corpo em harmonia para enfrentar a folia sem futuras lesões. Para o fisioterapeuta Enzo Dantas, especialista em Quiropraxista e Ortopedia, um dos objetivos do pilates é o de conhecer melhor o próprio corpo e adquirir mais consciência sobre como fazer qualquer atividade com menos riscos de se sobrecarregar. “Seja como meio preventivo ou de manutenção do condicionamento físico, é um ótimo recurso como atividade para manter o corpo preparado”, explica ele.
Para a jornalista e administradora Gabriella Barros, a modalidade foi essencial para a postura e noção corporal. A administradora já pratica há alguns meses e sentiu de imediato a diferença. Ela diz que independente da folia, fazer uma atividade que traga prazer e bem estar é fundamental. “Eu tenho hérnia de disco na coluna, e com o pilates consigo conviver melhor com as dores. Acho uma modalidade maravilhosa pra qualquer idade, ganhamos maior mobilidade e flexibilidade além de resistência”, destaca.
PREPARAÇÃO
Enzo Dantas indica alguns exercícios que ajudarão a enfrentar os dias de folia. Vale ressaltar que o condicionamento físico pode ser melhorado por meio de exercícios de força, mais intensamente pernas e coxas para aguentar o tempo que ficarão em pé. Veja algumas dicas:
- Invista em um calçado confortável;
- Mantenha-se hidratado para mitigar as chances de desconfortos musculares durante as festas;
- Seja ativo, quem é sedentário tem bem mais chances de sentir dores, então vamos pensar nisso;
- Caso sinta dores nos joelhos, não force e respeite o seu corpo. Procure uma posição confortável por alguns minutos.
O fisioterapeuta explica, ainda, que as aulas de pilates duram geralmente de 40 a 60 minutos. O início é cheio de informações novas e desafiadoras, mas a partir do momento que se inicia a compreender os princípios, os resultados surgem muito rapidamente. “Se houver dedicação e disciplina e dependendo do objetivo de cada um, em um mês já se consegue sentir aquele músculo mais tonificado e torneado, reduções de dores e reduções de medidas, por exemplo”, conclui o profissional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar