A sociedade, infelizmente, ainda reproduz muitos preconceitos provenientes de pensamentos patriarcais e machistas, o que prejudica o conhecimento real de técnicas e procedimentos propagados pela ciência, os quais tem uma importância fundamental à vida e saúde das pessoas.

Na última quarta-feira (3), a cantora Simony anunciou, em suas redes sociais, um diagnóstico de câncer de intestino. Ela, que pode ser considerada ícone dos anos 80 com o grupo Balão Mágico, também disse já estar em tratamento contra a doença.

Veja também:

Cuidado com a pele: veja como evitar micoses nas praias

Ronca muito? Veja 5 dicas para evitar este problema

Em sua publicação, Simony destacou a importância de procurar ajuda médica ao perceber qualquer mudança em seu corpo. "Por conta de uma íngua, fui fazer meus exames importantíssimos. A colonoscopia que eu nem sabia que a gente precisava fazer após os 45 anos. É muito importante esse exame e é preciso fazer todo ano. Com esse exame descobri um câncer", disse.

As falas de Simony chamaram a atenção para o tema e as buscas pelo termo "colonoscopia" dispararam no Google durante a tarde de quarta, pouco após o anúncio da cantora. Por esta razão, é importante entender o que é o exame, quais os motivos para fazê-lo e qual seu público-alvo.

Antes de tudo, vale ressaltar que a colonoscopia é um procedimento indolor e é solicitado, em geral, quando há suspeitas de problemas de saúde no intestino grosso, reto e final do intestino delgado.

Similar à endoscopia, o exame de imagem consiste em inserir um longo e fino tubo flexível de aproximadamente 1m de comprimento com uma microcâmera na ponta, para visualizar e detectar possíveis alterações nos órgãos citados anteriormente. A colonoscopia é feita com o paciente sedado.

Infecções, tumores e pólipos intestinais (crescimento anormal do tecido da musosa, similar a verrugas) podem ser diagnosticados por este exame. Na colonoscopia também é possível fazer pequenas intervenções como retiradas de tecidos para biópsia e polipectomia (remoção de pólipos).

QUANDO E QUEM DEVE FAZER

Pessoas com suspeita de doenças no intestino grosso ou no reto, como úlceras, colite, câncer colorretal, pólipos intestinais, doença de Crohn, retite ou síndrome do intestino irritável devem fazer a colonoscopia.

Para o rastreamento de câncer colorretal, a indicação é que todas as pessoas sem histórico familiar para esse tipo de tumor façam o exame a partir dos 50 anos, mas, como Simony, fazer antes não decorre em problemas de saúde. Vale lembrar a importância de consultar um médico.

Quem tem ou teve familiares com a doença, deve começar a realizar o exame dez anos antes da idade que o parente tinha quando recebeu o diagnóstico do câncer.

A colonoscopia também pode servir como prevenção deste tipo de câncer, pois o médico pode, por meio da colonoscopia, detectar e remover pólipos que eventualmente podem evoluir para o câncer colorretal.

Após câncer de Simony, cresceu a busca pelo exame de colonoscopia no Google Foto: Reprodução/YouTube

MAIS ACESSADAS