plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
RAMSEY-HUNT

Entenda a síndrome que acomete  a saúde de Justin Bieber

Especialista explica que o estresse é um dos fatores que vem mudando o perfil daqueles afetados, fazendo síndrome aparecer cada vez mais cedo

Imagem ilustrativa da notícia Entenda
a síndrome que acomete  a saúde de Justin
Bieber camera Justin cancelou shows para cuidar da saúde | Reprodução

A Time for Fun, empresa responsável pela organização e venda de ingressos para os shows de Justin Bieber no Brasil, anunciou que as apresentações do cantor que ocorreriam nos dias 14 e 15 de setembro em São Paulo (SP) estão suspensas.

Em nota, o cantor explica que precisa cuidar da saúde. Embora Bieber esteja se recuperando, o episódio preocupou muitos em todo o mundo.

Justin Bieber deixou os fãs apreensivos no Brasil, já que era a grande atração do último dia do primeiro fim de semana do Rock In Rio.

No início de junho, Bieber trouxe a síndrome de Ramsay-Hunt para a frente da mídia ao compartilhar um vídeo da paralisia facial por ter desenvolvido a síndrome.

O médico Alexandre Lucidi, que atua em Neurogenética e Neurologia e é integrante da equipe de Neurologistas do Hospital Copa D’Or/ Rede D’Or São Luiz, explicou mais sobre a síndrome.

O que é a síndrome de Ramsay-Hunt?

A síndrome de Ramsay-Hunt é uma infecção viral caracterizada por paralisia facial e uma erupção cutânea dolorosa no ouvido do lado afetado. É causada pelo vírus varicela-zoster (VZV), que causa herpes zoster e varicela. Uma vez que alguém teve varicela, esse vírus pode ficar latente no sistema nervoso e pode ressurgir como herpes zoster quando a imunidade está comprometida.

Qual é a causa da síndrome de Ramsay-Hunt, o estresse contribui?

A causa da síndrome de Ramsay-Hunt é a reativação do vírus latente e acometimento de nervos específicos. Doenças que colaborem para a imunodepressão, podem favorecer o aparecimento da síndrome. No entanto, o estresse físico e emocional, quando intensos, podem desempenhar um papel importante neste gatilho.

A síndrome de Ramsay-Hunt é tratável?

A síndrome de Ramsay-Hunt é tratável, com medicações como corticóides orais e antivirais orais (estes últimos questionados em estudos pela falta de dados prospectivos). A maior parte dos pacientes se recupera em três a quatro meses. Esses medicamentos podem não ter muito efeito sobre a condição se iniciados tardiamente. Bieber também realizou exercícios faciais (fisioterapia), que podem colaborar na recuperação da paralisia facial.

A síndrome de Ramsay-Hunt pode ser prevenida?

A prevenção da síndrome de Ramsay-Hunt e do herpes zoster é principalmente através da obtenção da vacina VZV para aqueles que não tiveram catapora. Para o resto de vocês, mantenham sua imunidade forte. Continuem com bons hábitos de alimentação, sono e exercícios para prevenir doenças e pensem em práticas para a diminuição do estresse.

O que você deve fazer caso sentir os efeitos colaterais da síndrome de Ramsay-Hunt?

Eu recomendo ir imediatamente para emergência se você desenvolver fraqueza facial unilateral, formigamento ou dormência. Condições como a paralisia de Bell e a síndrome de Ramsay-Hunt só são consideradas quando um médico treinado te examinar e afastar diagnósticos diferenciais como processos vasculares, por exemplo.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Te Cuida

Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

Últimas Notícias