plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
FIQUE ALERTA!

Novembrinho Azul: campanha alerta crianças e adolescentes

A campanha “Novembro Azul” é fundamental para combater o aumento de casos de câncer de próstata. Além dela, “Novembrinho Azul” vem se tornando cada vez mais importante e visa ajudar crianças e adolescentes a cuidarem melhor da saúde.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Novembrinho Azul: campanha alerta crianças e adolescentes camera Divulgação

O chamado Novembro Azul você conhece, não é mesmo? A campanha visa incentivar a prevenção contra o câncer de próstata, o que mais atinge homens no Pará, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas, e “Novembrinho Azul”? Isto mesmo. A expressão aponta para uma ação criada em 2017 no Piauí, mas que vem crescendo cada vez mais no Brasil todo, inclusive no nosso Estado, através da atuação do Dr. Alfredo Abud, referência em urologia e cirurgia pediátrica na Amazônia.

A campanha objetiva alertar mais ainda as crianças, adolescentes e, principalmente, os seus pais, sobre problemas que, se não forem diagnosticados e tratados corretamente, podem se tornar graves doenças na vida adulta. Assim, é necessário ter atenção com fimose; varicocele; hidrocele; hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária e até mesmo casos que já são graves desde o início, como tumores nos testículos.

Para o cirurgião e urologista pediátrico Dr. Alfredo Abud, que possui quase duas décadas de experiência, a campanha é importante não apenas para familiares de pacientes e os pequenos, mas também para pediatras, afinal “também é necessário orientar os profissionais da pediatria para que saibam a importância de algumas patologias que eles acabam sendo o ‘canal de entrada’. Eles que avaliam estes pacientes, eles que identificam essas doenças e encaminham para o cirurgião. Por isso eles precisam saber muito bem com o que estão lidando”, afirma o médico.

Para se ter uma ideia da necessidade de cuidados desde a infância, a hidrocele, por exemplo, se não for diagnosticada prematuramente, pode provocar dificuldades na reprodução na vida adulta. Além disso, a fimose, comum em muitos garotos, é uma das principais causas de câncer no pênis.

Além de evitar problemas futuros, a campanha Novembrinho Azul também colabora para que os pequenos pacientes diminuam o tabu masculino comumente associadas aos homens adultos, como a baixa procura de médicos, atendimentos e certo desleixo com a saúde. Desse modo, os meninos são ensinados, desde pequenos, que não só podem, como devem procurar atendimento, inclusive em relação a saúde sexual.

No Pará, esta reeducação é ainda mais importante, porque, segundo estimativas do Instituto nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata lidera os casos de câncer em homens. De acordo com o Inca, 930 novos casos de câncer de próstata devem ser registrados na população paraense neste ano de 2022, o que intensifica a necessidade de cuidados e a prevenção com este tipo de câncer e outros problemas, relacionados a falta de cuidado desde a infância e juventude.

ALFREDO ABUD

Com quase duas décadas de experiência, Alfredo Abud é graduado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), possui formação em Cirurgia Pediátrica e Urologia Pediátrica no Hospital Estadual Infantil Darcy Vargas, em São Paulo e transplante renal pediátrico pelo Hospital Samaritano de São Paulo.

Membro Titular da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, é cirurgião assistente na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; no Hospital Universitário João de Barros Barreto e na Unimed (Belém-PA).

Abud também é mestrando em Urologia Pediátrica pela Universidad Internacional de Andalucía (Espanha) e coordenador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Regional da Transamazônica (Altamira) e do Hospital Regional Materno Infantil de Barcarena.

Atualmente, é um dos responsáveis pela Renal Kids, clínica referência em cuidado e tratamento renal infantil, mas que também possui diversas outras especialidades pediátricas em um só lugar. A empresa está situada Rua Bernal do Couto, 469, bairro do Umarizal, em Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias