O BBB 23 (Globo) trouxe um grande número de fumantes para dentro do confinamento, e eles acabaram chamando atenção por seus desempenhos nas provas do reality.
Bruna Griphao, que fuma com maior frequência no programa, ganhou três provas do Líder. Ricardo, que é fumante mais moderado, venceu três provas do Anjo. E MC Guimê, antes de sua desclassificação por importunação sexual, foi Líder e Anjo duas vezes.
Voz rouca de Bruna Griphao pode ser causada pelo cigarro?
Outras edições também trouxeram fumantes assíduos, como Pedro Scooby e Fiuk, que dominavam provas. Mas embora estes brothers pareçam desafiar os males do cigarro à saúde, o risco para eles pode ser ainda maior.
Fumantes requerem cuidado especial nos exercícios. O pneumologista Flávio Arbex explica que, durante o ato de fumar, "a frequência cardíaca aumenta, assim como a pressão e marcadores inflamatórios no sangue".
Ao fazer exercícios sem preparo e após fumar, existem implicações cardiovasculares a dependentes que podem culminar até em infarto;
O risco é maior em pessoas mais velhas, mas não isenta fumantes jovens.
O melhor desempenho em provas não significa que o tabagismo não está afetando estes participantes.
"É difícil, porque você pode estar comparando uma pessoa superativa, que faz atividade física, com aquela que é sedentária", diz o pneumologista.
O que é possível inferir é que, se não fumassem, os brothers poderiam ter desempenho ainda melhor. "Pode ser só que a pessoa, nesse momento, é mais treinada do que a outra. Mas a médio e curto prazo, com certeza, [os efeitos do cigarro] ficam mais evidentes", conclui. "Isso, de maneira nenhuma, é uma justificativa boa para o cigarro".
Os danos a longo prazo incluem maior risco de doenças pulmonárias; cânceres de pulmão, cabeça e pescoço; infarto; AVC; além da perda de massa muscular, agilidade, força e resistência.
FUMO POR ESTRESSE
É comum que participantes do BBB relatem que, durante o reality show, o vício em cigarro aumenta por condições de estresse. É o que alegam Bruna Griphao e Fred Nicácio, que dizem não fumar fora da casa.
"O grande problema que pode acontecer é não conseguir reduzir depois. Você aumenta a sua dependência de nicotina e pode intensificar de maneira crônica os efeitos adversos do cigarro", alerta o pneumologista.
"Talvez os jovens ainda não sintam, mas não sabemos qual desses jovens terá qual efeito deletério do cigarro a longo prazo", complementa. "Será que [os brothers] vão voltar a fumar o que eles fumavam fora, numa realidade nova?"
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar