Trabalho, família, casamento e outras demandas esperam todos quando acordamos de manhã para mais um dia. Porém, algumas pessoas podem apresentar um ritmo lento ao acordar, com um cansaço após horas de sono, o que pode apontar que o organismo está pedindo uma atenção especial.
Mesmo dormindo mais de seis horas por dia, ao levantar da cama, podemos apresentar um cansaço e ter pouca disposição para encarar nossos compromissos. Alguns hábitos podem estar acabando com sua energia antes mesmo do dia começar.
FIQUE DE OLHO
Alimentação não está adequada
Não consumir nutrientes pode gerar problemas para o organismo, entre eles, a fadiga. O ferro é importante na distribuição de oxigênio. As gorduras participam na produção de testosterona, substância que é importante para o vigor físico. A dica é evitar “encher o prato” durante a noite e também tirar álcool e cafeína, a fim de obter uma melhor qualidade no sono.
Pouco consumo de água
A falta de água no organismo acarreta em vários problemas, como por exemplo, o metabolismo diminui e o corpo vai trabalhando em ritmo lento. O ideal é que se você sentir sua boca seca, beba água. Outra dica é evitar o consumo excessivo de água ao dormir, o que pode atrapalhar o sono.
Ausência do sol
A Luz solar recarrega as baterias e estimula a vitamina D no organismo. Com a presença desta substância, a sensação de fadiga no corpo é reduzida consideravelmente. Sem a luz solar, a temperatura corporal cai, os hormônios de estresse diminuem suas atividades e com isso, o sono se apresenta ao organismo graças a presença da melatonina.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Pará vai receber mais de R$ 300 milhões para a saúde
- Concurso de Ministério da Saúde oferta 300 vagas
- Confira novas tecnologias da área da saúde em Belém
Não tem horário para dormir
Um dia, você dorme 21h, outro à meia noite e no fim de semana, a hora de dormir vem na madrugada. O horário desregulado do sono atrapalha o ritmo circadiano e consequentemente, vários problemas de saúde. A dica é criar uma rotina de horário de dormir e acordar, inclusive aos finais de semana, a fim de deixar o relógio do sono adaptado ao corpo.
Estresse
Atividades, preocupação e cobranças dão alerta para o estresse e claro, isso é um vilão para acordar cansado para mais um dia. O estresse libera o nível de cortisol e isso em alta escala pode acarretar problemas para dormir. Para evitar isso, a dica é relaxar com meditação, atividade física e leitura.
Quer saber mais sobre saúde? Acesse o canal do DOL no Whatsapp
Falta de exercícios
A falta de atividade física pode ser um grande problema, pois ela libera a testosterona e com isso, uma grande disposição para o dia seguinte. A dica é fazer exercícios em casa para aqueles que não tem tempo ou condição de ir a uma academia ou simplesmente caminhar ao ar livre. Tudo isso ajuda o organizamos.
Ronco
É isso mesmo, o ronco pode ser sinal de problema no corpo. A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono pode ser causada por obesidade e hipertensão e isso pode ser diagnosticado por um exame chamado polissonografia. A partir do resultado, o tratamento será adequado e você terá um sono reparador, com muita energia para o dia seguinte.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar