Quando se fala em alimentação e hidratação no Carnaval, a palavra da vez é: praticidade. E quem diz isso é o nutricionista clínico Fernando Leite. “Na bagagem do folião, em relação à alimentação, não pode faltar alimentos mais práticos como frutas e de fácil digestão. A garrafinha d’água sempre a mão também é um lembrete para a hidratação”, orienta.

O nutricionista ainda ressalta que uma alimentação mais leve e de fácil digestão, para quem vai sair de casa alimentado antes de pular no bloco, se resume a carnes de frango e peixe, já que a carne vermelha demanda um momento maior de digestão e pode estressar o corpo.

CONTEÚDO RELACIONADO:

“Nosso corpo tem um processo digestivo que demanda energia do nosso corpo. Ou seja, a gente gasta energia e gera estresse, gastando muita energia. E no Carnaval, consumir alimentos que precisam de um tempo maior para digestão, acaba nos cansando mais e não nos recuperamos a tempo, pois ainda tem as bebidas alcoólicas”, esclarece. “Nas refeições, opte por saladas com frutas em todas”, completa.

Caso o brincante não tenha tido tempo hábil para se alimentar dessa forma, o nutricionista indica alguns alimentos práticos para não ficar sem comer. Frutas como maçã, banana e pera que são de fácil consumo estão no topo da lista. “Biscoitos integrais, alimentos naturais, sanduíches de pão integral com queijo, temos vastas opções para não deixar de se alimentar e curtir da mesma forma”, disse.

Quer mais notícias de saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Para ajudar a não esquecer de se hidratar, Leite também orienta que o brincante sempre esteja com uma garrafinha em mãos para beber água, isso porque, segundo ele, conforme a pessoa vai dançando e também consumindo bebidas alcoólicas, ela vai se desidratando. “Por isso beber água é fundamental. Com a garrafinha em mãos você lembra que precisa fazer isso e também pode consumir sucos de frutas. É mais simples do que se imagina”, ressalta.

Confira outras dicas de alimentação para o Carnaval

  • Fuja de refeições fritas e gordurosas: Na hora de escolher, prefira lanches frescos, naturais e saudáveis, sempre prestando atenção no armazenamento deste alimento e preferencialmente sem molhos ou maionese!
  • Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos: A mastigação feita adequadamente irá aumentar a saciedade.
  • Tome bastante líquido fora das refeições: A indicação é de pelo menos dois litros de água por dia. Caso esteja de “ressaca”, pode tomar ainda mais água e isotônicos.
  • Fracione sua alimentação durante o dia: Dê prioridade para as frutas, sucos e petiscos saudáveis. Mas também não vá para a folia de barriga vazia.
  • Beba com moderação: O álcool pode prejudicar a saúde gastrointestinal, portanto evite os excessos e intercale com água mineral ou de coco.

MAIS ACESSADAS