Muitas pessoas têm o hábito de tomar água com limão, principalmente ao acordar ou em jejum. No entanto, até onde o consumo dessa bebida é importante na manutenção da saúde do nosso corpo?
Ao juntar água com limão, tem-se uma mistura rica em termos nutricionais, isso porque a água atua em praticamente todas as funções do nosso corpo e o limão contém vitamina C, fundamental no processo metabólico.
Quer mais notícias sobre Saúde? Acesse nosso canal no WhatsApp
No entanto, a fama desses dois elementos ganhou visibilidade quando discutia-se o seu efeito emagrecedor, o que os especialistas em nutrição têm orientado que nenhum alimento isoladamente promove o emagrecimento do nosso corpo.
Por dentro em um shot de água com limão
Para quem tem dificuldade em beber água, a mistura pode ser uma excelente escolha. Basta apenas colocar uma maior quantidade de água e diluir o limão. Para isso, você pode usar um limão espremido em um copo de 150 ml de água e repetir a dose ao longo do dia.
Efeitos no seu corpo
A bebida não tem efeito milagroso, mas a prática é bem vista pelos especialistas como uma boa estratégia de consumo de vitamina C para o corpo.
Segundo as recomendações, mulheres adultas devem ingerir 75 mg e homens adultos, 90mg.
O suco de 2 limões espremidos —cerca de 100 ml, contêm de 30 mg a 40 mg de vitamina C. Portanto, para alcançar o valor recomendado diário da vitamina seria necessário obtê-lo por meio de outros alimentos da sua dieta.
Benefícios comprovados da vitamina C
- Formação do colágeno
- Ação antioxidante
- Suporte para o sistema de defesa do corpo
- Melhora da absorção do ferro
Você colabora para a saúde do maior órgão do seu corpo
O consumo diário da vitamina C garante a produção de colágeno, a proteína mais abundante em nosso organismo e que se concentra em vários tecidos como pele (nosso maior órgão), ossos, ligamentos, tendões e cartilagens.
Você combate os efeitos dos radicais livres
O polifenol é o principal antioxidante presente no limão. Ele é encontrado na casca e no suco da fruta, que atua na neutralização dos radicais livres que são moléculas que causam danos às membranas das células.
O excesso desses radicais está associado a disfunções celulares. A longo prazo, tal desequilíbrio pode levar a doenças crônicas.
Esse superpoder antioxidante chamou a atenção dos pesquisadores interessados em prevenir doenças associadas à deterioração das células, como o câncer e as doenças cardiovasculares como o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).
Previne os incômodos da gripe
O que a ciência provou é que a vitamina C pode ser útil para quem pratica exercícios intensos ou esteja exposta a ambientes frios.
Ela também é útil para idosos e pessoas com intolerâncias alimentares, grupos com maior risco de consumo inadequado de vitamina C.
A vitamina C também se mostrou benéfica na redução do tempo de uma gripe e alívio de sintomas na maioria da população —provavelmente pelo efeito anti-histamínico (antialérgico), anti-inflamatório e ação nas células de defesa do organismo, dizem os especialistas.
Para aproveitar o melhor da vitamina C nesses quadros gripais, invista no consumo adequado dela diariamente.
Você aproveita mais os nutrientes que consome
A prática de comer uma laranja, por exemplo, após uma feijoada, faz sentido já que a vitamina C presente nesse alimento, bem como no limão, absorve o ferro presente nos alimentos como feijões e lentilhas.
Contraindicações
Apesar de não existirem restrições específicas para o consumo de água com limão, pessoas com enfermidades como refluxo gastroesofágico, gastrite, esofagite, etc., podem ter maior desconforto ao consumir alimentos ácidos.
Assim, antes de colocar em prática essa medida, é preciso avaliar se há algum tipo de intolerância individual.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar