O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), uma expansão significativa no programa Farmácia Popular, com a inclusão de mais 10 medicamentos gratuitos. O benefício será destinado aos pacientes com colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite.
Anteriormente, apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais eram distribuídos sem custo. Com essa ampliação, 95% dos itens do programa serão disponibilizados gratuitamente, totalizando 39 dos 41 itens disponíveis.
Estima-se que mais de 3 milhões de pessoas que já fazem uso do programa sejam beneficiadas por essa iniciativa. Além disso, espera-se uma economia significativa para os usuários, com uma média de até R$ 400 por ano.
O anúncio ocorreu no Ministério da Saúde em celebração aos 20 anos do programa Farmácia Popular, lançado pelo Governo Federal em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos e insumos de saúde à população de forma acessível.
No último ano, o programa foi relançado pelo presidente Lula (PT), incluindo novos medicamentos gratuitos para osteoporose e anticoncepcionais. Em 2024, a iniciativa também passou a oferecer absorventes gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública de ensino.
Atualmente, o programa está presente em 85% das cidades brasileiras, abrangendo 4,7 mil municípios, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país. Com essa infraestrutura, a Farmácia Popular tem capacidade para atender 96% da população brasileira, fortalecendo o acesso universal aos cuidados de saúde essenciais.
VEJA QUAIS SÃO OS MEDICAMENTOS:
Colesterol alto
- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg
Doença de Parkinson
- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
Glaucoma
- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg
Rinite
- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar