plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
FIQUE RENOVADO

Exagerou na ceia de Natal? Dê fim na azia e na queimação

Para quem não quer ter problemas estomacais após a tradicional ceia de Natal, siga essas dicas valiosas!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Exagerou na ceia de Natal? Dê fim na azia e na queimação camera Se você exagerou na ceia de Natal e agora padece com azia e queimação, saiba o que fazer para ficar renovado! | Foto: Freepik

Neste Natal, a mesa farta e variada é uma tradição quase universal. Panetones, rabanadas, pernil assado e diversas iguarias natalinas evocam sentimentos de celebração e união familiar.

Esses momentos de prazer, contudo, podem rapidamente se transformar em desconforto para aqueles que sofrem de azia e queimação no estômago.

A combinação de alimentos gordurosos, sobremesas açucaradas e grandes porções em horários tardios pode ser um gatilho potente para despertar sintomas tão comuns em datas festivas.

Conteúdos Relacionados:

A azia é frequentemente causada pela má digestão e pelo refluxo gastroesofágico, fenômeno no qual o conteúdo ácido do estômago retorna ao esôfago, provocando a sensação de queimação. Este problema pode ser exacerbado por hábitos típicos das festas, como o consumo de alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas, típico da ceia natalina.

Quer mais notícias de saúde? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Outras práticas incluem beber chá de gengibre, que possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda na digestão, ou consumir uma maçã sem casca, rica em pectina, que auxilia na neutralização do ácido estomacal. Para alívio imediato, um copo de água fria também pode ser útil, diluindo temporariamente a acidez do estômago.

Comidas natalinas são deliciosas, mas podem causar problemas
📷 Comidas natalinas são deliciosas, mas podem causar problemas |Crédito:Divulgação/Freepik

Saiba como aliviar a azia e a queimação:

  • Tomar um copo de água fria pode ajudar a aliviar a azia e a queimação no estômago causados pelo refluxo gastroesofágico. A água dilui o ácido do estômago, aliviando temporariamente o desconforto. Mas, não se deve tomar água ou outros líquidos antes das refeições ou até meia hora após comer, pois pode piorar os sintomas do refluxo.
  • O chá de gengibre é uma boa opção natural aliviar a azia e queimação no estômago, além da sensação de náuseas causados por refluxo gastroesofágico ou má digestão, pois possui substâncias, como o gingerol e chogaol, com propriedades anti-inflamatórias e antieméticas.
  • Comer uma maçã vermelha sem casca pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, pois tem propriedades anti-inflamatórias, além de ser rica em pectina, que é uma fibra solúvel, ajudando a reduzir a inflamação do estômago e a neutralizar o excesso de ácido. Sucos como de batata crua, couve com maçã ou mamão e linhaça, também ajudam a neutralizar a acidez do estômago.
  • Evitar alimentos gordurosos, fritos, picantes, que contenham caldos e molhos, ou bebidas com cafeína ou álcool. Esses alimentos podem aumentar a produção de ácido pelo estômago, além de serem de difícil digestão. Por isso, é importante dar prioridades para alimentos leves e de fácil digestão, como frutas não cítricas, verduras e legumes frescos, por exemplo, e alimentar-se em pequenas quantidades mais vezes ao dia.
  • Elevar a cabeceira da cama, colocando sobre os pés da cabeceira livros ou tijolos, por exemplo, pode ajudar a aliviar a azia e queimação no estômago, esôfago e garganta causados pelo refluxo gastroesofágico, que normalmente são piores à noite. Isto porque, ao elevar a cabeceira da coma, o ácido do estômago não retorna à boca, aliviando os sintomas do refluxo. Além disso, é recomendado dormir deitado sob o lado esquerdo, especialmente depois de comer, pois favorece a anatomia natural do estômago, evitando que o ácido suba atá a boca.
  • Evitar situações estressantes também é importante para evitar a azia e queimação no estômago, pois o estresse excessivo pode aumentar a produção de ácido pelo estômago, e piorar os sintomas de gastrite, por exemplo.
  • Deixar de fumar é muito importante para aliviar ou prevenir a azia e queimação no estômago, pois o cigarro relaxa os esfíncteres esofágicos, provocando refluxo gastroesofágico.
  • Manter o peso adequado, com uma dieta orientada pelo nutricionista, ajuda a aliviar a azia e queimação no estômago. Isso porque a obesidade e sobrepeso aumenta a quantidade de gordura em volta do estômago.
  • Evitar fazer exercícios isométricos, como a prancha abdominal e os abdominais comuns, ajudam a aliviar a azia e queimação causados pelo refluxo gastroesofágico, pois podem aumentar a pressão abdominal e favorecer a subida do estômago até a boca.
  • Alguns remédios de farmácia, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio ou bicarbonato de sódio, ajudam a neutralizar o ácido do estômago, aliviando rapidamente a sensação de azia e queimação. Esses remédios devem ser usados com indicação do gastroenterologista, de acordo com a causa da azia e queimação, podendo também ser indicados protetores gástricos, como omeprazol ou lansoprazol, por exemplo.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Te Cuida

    Leia mais notícias de Te Cuida. Clique aqui!

    Últimas Notícias