O aplicativo IFood está se preparando para ser a primeira plataforma de comidas delivery da América Latina a iniciar testes com drones para entregas de comidas e bebidas. A primeira fase do projeto está programada para ocorrer no mês de outubro em Campinas, São Paulo.

A empresa se uniu a Speedbird Aero (SMX), que desenvolve e opera drones, e juntas irão desenvolver o projeto, que terá duas fases de operação. Na primeira, o drone vai recolher os pedidos no shopping Iguatemi Campinas e levar até o iFood Hub (um centro de expedição); em seguida as entregas serão encaminhadas ao consumidor final através de motos, bicicletas e outros veículos.

Na segunda operação, haverá uma rota do iFood Hub até um condomínio residencial, que contará com um droneport, estrutura de onde decolam e aterrissam os drones. Ali, o cliente final poderá retirar o pedido.

O drone tem capacidade para transportar até 2kg, voa a 40 km/h, alcança uma altura de no máximo 60m, algo em torno de um prédio com 20 andares, e possui uma caixa térmica que mantém a temperatura dos alimentos.

O Ifood espera reduzir o tempo de serviço, geralmente realizado entre 15 e 20 minutos, para dois minutos e meio, ou 150 segundos.

A novidade está em fase de estudos e logo pode ganhar os céus do País Foto: Divulgação

MAIS ACESSADAS