Um dos celulares mais populares de sua geração, o Nokia 3310 está completando 20 anos desde o seu lançamento nos anos 2000. A marca foi comprada por milhões de pessoas, mas o modelo 3310 acabou atingindo 126 milhões de vendas em todo o mundo, sendo considerado o “ápice” da empresa.

Naquela época, não havia tela sensível ao toque, muito menos colorida, e nada de aplicativos. Os avisos sonoros ainda não eram polifônicos e o que você podia fazer era telefonar, mandar mensagens de texto e jogar um dos 3 joguinhos, incluindo o popular jogo “da cobrinha”.

Oficialmente, o 3310 foi revelado pela primeira vez em 1 de setembro de 2000. O “tijolinho” ostentava uma tela monocromática de 84 x 84 pixels e uma bateria de 900mAh, podendo funcionar por 260 horas. Ele tinha suporte para banda dupla de 900 / 1800MHz, o que significa que podia funcionar em qualquer rede europeia e a capacidade de armazenar até 250 contatos no cartão SIM. 

Ah! E você também poderia compor seus próprios toques e trocar as capas para um pouco de personalização. Era um tempo mais humilde!

Pesando apenas 133g, a maioria das pessoas se lembra apenas de como era difícil, em comparação a hoje.

A Nokia lançou muitos aparelhos durante os últimos anos, que é impossível se recordar de um. Mas o 3310 ganhou um espaço e virou um objeto icônico.

Já na era das redes sociais, o “baixinho” é reverenciado como sendo muito resistente e está presente em muitos memes. 

Em 2017, a empresa resolveu lançar uma versão nova do “vovô”.

Foto:

MAIS ACESSADAS