Clubhouse é uma rede social de conversas ao vivo, apenas por áudio, que começou a bombar na internet no início deste mês de fevereiro.

Para criar uma conta no aplicativo, que por enquanto é exclusivo para iPhone, o usuário  precisa receber um convite de algum amigo ou fazer um pré-cadastro e entrar em uma lista de espera. Celebridades como Elon Musk, Oprah Winfrey e Drake já estão usando.

Leia também:

• Novo recurso: aprenda a importar conversas do Whatsapp para o Telegram

• Fone Bluetooth permite conversar em 40 idiomas com tradução simultânea

Dividido em salas de bate-papo, com temas específicos, as conversas possuem tempo de duração pré-determinadas e permitem que até 5 mil pessoas, simultaneamente, participem do chat ao vivo.

Não é possível gravar as conversas e, caso algum usuário tente fazer isso, uma mensagem aparece na tela avisando que isso fere os princípios da plataforma e que existe o risco dele ser excluído. As conversas também não ficam salvas dentro do aplicativo.

A busca pelo Clubhouse cresceu rapidamente após Elon Musk, considerado o homem mais rico do mundo em 2020, participar de um evento dentro da rede social, no dia 31 de janeiro, para falar sobre a colonização de Marte, vacinas e criptomoedas. No Brasil, por exemplo, as buscas pelo aplicativo cresceram mais de 500% durante a primeira semana de fevereiro deste ano.

Em maio de 2020, a empresa que lançou o App estava avaliada em US$ 100 milhões, de acordo com a Forbes, atualmente esse valor já subiu para US$ 1 bilhão, segundo a Reuters. 

No Twitter, o novo aplicativo deu o que falar. Veja:

entrei num papo do clubhouse e percebi que sou melhor fofoqueira ouvinte do que faladoura

— Daniel Bovolento (@danielbovolento) February 8, 2021

club house é claramente a rede social que eu entraria pra ver como é e no outro dia ia desinstalar

deus que me defenda uma rede social só de áudio, nem o wpp que já tenho uso áudio

— 𝚟𝚒𝚝𝚘𝚛 𝚑𝚞𝚐𝚘 (@vitorhsilvaa) February 8, 2021

clubhouse parece um grande podcast

essa é a minha consideração

to ouvindo uma sala sobre marketing e meu deus todo mundo tem a mesma frustração de métrica e de como a publicidade se tornou números

TRISTE mas é muito real

— shreka (@ducamzn) February 8, 2021

Já que eu só tenho Android, vou ter que me restringir a esse Clubhouse: pic.twitter.com/IBvcs6lw4l

— João Godoy 🏀 (@JaumGodoy) February 8, 2021
Foto: Yuki Kohara/Nikkei Azia

MAIS ACESSADAS