plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
REDES SOCIAIS

Telegram e Signal dispararam após novo termo do WhatsApp

O novo termo de uso não tem sido muito aceito pelo usuários, o que fez com que o concorrentes do WhatsApp disparassem em procuras.

Imagem ilustrativa da notícia Telegram e Signal dispararam após novo termo do WhatsApp camera O Telegram e o Signal, por exemplo, viram os seus números de downloads crescerem em 900%. | Chesnot/Getty Images

A nova política de privacidade do WhatsApp tem gerado muitas polêmicas desde o seu anúncio, em janeiro desde ano. O novo termo de uso não tem sido muito aceito pelo usuários, o que fez com que o concorrentes do WhatsApp disparassem em procuras.

Acontece que, ao exigir que as pessoas aceitem a troca de dados da sua versão corporativa, o WhatsApp Business, com o Facebook, a insatisfação foi grande. Quem tem gostado de toda a confusão são os concorrentes do app, como o Telegram e o Signal, que viram os seus números de downloads crescerem em 900%.

Dados revelados pela Sensor Tower, consultoria que monitora downloads nas principais lojas de apps, mostram que nos primeiros quatro meses do ano as instalações do Telegram aumentaram 98% na comparação ano a ano, com mais de 161 milhões de downloads. Do lado do Signal, o crescimento percentual foi ainda maior: 1.192% na comparação anual, chegando a 64,6 milhões.

Golpe no WhatsApp burla autenticação de 2 fatores; entenda!

O WhatsApp, por outro lado, viu os seus downloads caírem 43% no período em relação ao mesmo intervalo de 2020. Em números absolutos, porém, o app ainda supera os seus concorrentes, com aproximadamente 172,3 milhões de instalações.

As buscas por apps concorrentes teve como pico o mês de janeiro, quando todo o imbróglio começou. Até o bilionário Elon Musk entrou na história sugerindo a migração para o Signal.

Naquele mês, o Telegram atingiu 63,5 milhões de downloads, um aumento de 283%, na comparação anual. Após o pico, o ritmo de instalações começou a diminuir mês a mês. Em abril, por exemplo, o app registrou uma leve queda de 3%, com 26,2 milhões em comparação com quase 27 milhões um ano antes.

No Signal, os downloads continuam crescendo. O app apresentou uma alta expressiva em janeiro, de 5.001%, saindo de 992 mil instalações em janeiro de 2020 para 50,6 milhões um ano depois. Nos meses seguintes, o número de downloads diminuiu, mas sempre se manteve acima do que foi registrado um ano antes. Em abril, por exemplo, o app foi baixado 2,8 milhões de vezes em todo o mundo, mais que o dobro dos 1,3 milhão de abril de 2020.

WhatsApp inicia novas regras e bloqueia quem não aceitar

O que aconteceu com o WhatsApp?

A alteração nos termos de serviços e na política de privacidade do WhatsApp foi comunicada em janeiro, e desde então tem gerado uma onda de críticas por facilitar o compartilhamento de dados de usuários com o Facebook.

Diante da repercussão negativa, o WhatsApp decidiu adiar a data da atualização para o dia 15 de maio, afirmando que havia muita "confusão" em torno da nova política.

O que mudou foi que, a partir de agora, empresas podem usar o Facebook para armazenar e gerenciar os seus chats do WhatsApp Business. Entre as informações coletadas estão nomes, números de telefone, aparelho usado, dados de transações e outros dados anônimos.

O conteúdo das conversas, mensagens, fotos, vídeos e áudios não serão compartilhados e continuam protegidos pela criptografia de ponta a ponta do WhatsApp.

Na prática, esse compartilhamento já existe há cerca de quatro anos, mas as pessoas tinham a possibilidade de optar por fornecer os dados às empresas para uso no Facebook ou não. Com a mudança, ao falar no WhatsApp com uma empresa que compartilha esses dados, a integração é automática.

Usuários serão avisados se a empresa com a qual estão conversando no WhatsApp usa o Facebook para gerenciar e armazenar seus dados.

Quem não aceitou os novos termos até o dia 15 de maio, passará a perder algumas funcionalidades do aplicativo. Ainda será possível receber chamadas e notificações, mas não será permitido ler nem enviar mensagens. Se após 120 dias a pessoa não tentar usar o app, a conta é excluída. Os dados ficarão armazenados somente na memória do celular, até que o WhatsApp seja apagado.

Outras opções

Além do Telegram e o Signal, há outras opções de aplicativos que podem ser usados para as trocas de mensagens, como o Skype, Viber e Snapchat.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Tech

Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

Últimas Notícias