As funcionalidades do Android, do Google, mudaram bastante desde que os primeiros telefones começaram a ser vendidos com o sistema operacional, em 2008. Manter o suporte para versões antigas do Android fica cada vez mais difícil com o tempo.

Há alguns anos, o Google anunciou que  o suporte para dispositivos com Android 2.3.7 Gingerbread ou inferior, exigindo que os usuários tivessem Android 4.0 ou dispositivos mais recentes para acessar a Google Play Store e outros serviços.

Netflix aumenta preço de assinaturas no Brasil; confira!

Cientistas criam tela de celular que se regenera sozinha

Agora, a gigante da tecnologia dá um passo adiante: se você ainda estiver usando um dispositivo Android 2.3, não poderá acessar os aplicativos e serviços do Google após 27 de setembro de 2021.

O login em serviços como o Gmail, Google Maps e YouTube provavelmente apresentará erros. Será possível continuar usando alguns desses serviços indefinidamente em dispositivos que já fizeram login. Mas se você sair e tentar entrar novamente, tente adicionar uma nova conta, redefinir a configuração original ou alterar sua senha (em qualquer dispositivo), você será bloqueado.

Zak Pollack, gerente da comunidade de ajuda do Android do Google, explica que a mudança faz parte dos “esforços contínuos da empresa para manter nossos usuários seguros”. Uma vez que o Google não fornece mais atualizações de software ou segurança para o Android 2.3 Gingerbread, fazer login em sua conta em um dispositivo rodando uma versão do Android de mais de 11 anos pode ser inseguro. Portanto, a empresa recomenda mudar para um dispositivo com Android 2.3 ou posterior.

Acesso a serviços como Gmail, Google Maps e YouTube ficará comprometido Foto: Freepik

MAIS ACESSADAS