O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo. Criada em 2010, a plataforma permite o compartilhamento de fotos e vídeos, incluindo filtros, Boomerang, ao vivo, entre outros.
Muitas pessoas usam o local apenas para diversão e interação com amigos. Outros, aproveitam o espaço para divulgar o trabalho e fazer vendes.
Porém, nos últimos meses, muitas pessoas estão tendo suas contas clonadas e os criminosos aplicando golpes nos seguidores. Em Belém, a dentista Marcela Monique viu sua vida sofrer um baque após ter sua conta profissional no Instagram furtada por criminosos. Pelo menos 20 pessoas foram vítimas de crimes, acumulando um prejuízo que ultrapassa os R$ 50 mil.
Criminosos furtam conta de dentista para dar golpes em Belém
Agora você sabe o que fazer se tiver sua conta clonada?
De acordo com o portal D24AM, caso isso aconteça com sua conta, você deve logo procurar no seu email cadastrado se há um mensagem do Instagram na sua caixa de entrada, enviada por [email protected], informando que seu email foi alterado. Caso isso tenha acontecido, é possível desfazer a ação usando a opção reverter essa alteração na mensagem.
Agora, caso tenha sido alterada outras informações do email, como a senha, por exemplo, e você não tenha conseguido reverter o email, o usuário deve solicite um link de login ou um código de segurança ao Instagram.
Como fazer isso? Entre na tela de login, clique em “Esqueceu a senha?” para conseguir o acesso. Em seguida, clique na opção “Enviar link para logar”.
Se você não conseguir recuperar sua senha com o link de login, é possível ainda solicitar o suporte da plataforma, clicando em “Precisa de mais ajuda?”.
Para recuperar a conta, será necessário um endereço de email seguro, diferente do usado anteriormente, ao qual somente você tenha acesso. Depois de enviar a solicitação, você receberá um email do Instagram com as próximas etapas.
Como manter a conta segura?
Segundo o portal D24AM, o O Instagram recomenda que o usuário acione a autenticação em dois fatores. Para ter essa opção, basta ir na guia Segurança do menu do aplicativo. Após ativar a autenticação em dois fatores, a pessoa receberá um alerta toda vez que alguém tentar entrar na sua conta por um dispositivo ou um navegador da web não reconhecido. Você pode aprovar ou recusar na mesma hora a solicitação nos seus dispositivos conectados.
Outra dica importante é sempre manter email e telefone atualizados em sua conta.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar