Não existe nada mais frustrante do que tentar desfrutar dos planos de dados e ser surpreendido com aquela mensagem desagradável sobre o consumo de internet no aparelho, não é mesmo? Saiba que é possível se livrar de situações como essas de uma vez por todas, de forma simples e prática.

O procedimento pode ser feito em poucos passos e serve tanto para usuários Android quanto para iOS (iphone). A chave aqui é buscar os recursos nativos dos próprios aparelhos, através das configurações, possibilitando a diminuição do uso de alguns recursos e maior economia nos dados móveis.

Economizar os dados no Android

O primeiro passo é restringir o uso dos dados de um aplicativo específico. Para saber qual app está gastando mais internet e, assim, saber qual será interrompido. Acesse as configurações do celular, clique em “Rede e Internet”, em seguida “Rede Móvel”. Depois, selecione o “Uso de dados do app”.

"Urubu do Pix": cuidado com este novo tipo de golpe

Nessa tela, você verá um gráfico com o consumo e, logo abaixo, a relação de todos os programas instalados no seu aparelho que estão consumindo muita internet. Para desativar, apenas clique no app de sua preferência e desative a chave ao lado de “Dados em segundo plano” para bloquear o consumo de internet quando o aplicativo não estiver aberto.

Economizar os dados no iOS

A dinâmica para os usuários de iPhone (iOS) consiste em acessar “Ajustes”, seguido da aba “Celular”. Depois, deslize a tela para baixo até encontrar “Dados Celulares”. Nessa área, você confere os aplicativos instalados e verifica a classificação do consumo de dados móveis de cada um, do maior para o menor consumo.

Para interromper o uso de dados de um aplicativo específico, toque sobre a chave ao lado do aplicativo para desabilitá-lo. Dessa forma, o app só funcionará quando uma conexão com o Wifi for estabelecida. Ou seja, se você estiver com os dados móveis ativados, o aplicativo não funcionará.

Limitando os dados nos aparelhos Android e iOS

Também é possível recorrer a um recurso nativo desses aparelhos que limita o uso dos dados celulares nesses dispositivos e reduz o consumo de internet. Essa opção pausa as atualizações automáticas e atividades em segundo plano quando o celular não está conectado ao Wifi.

E MAIS: Painel solar em casa: veja quais as vantagens e os valores

Android

Acesse “Configurações” do celular, toque em “Rede e Internet” e, depois, em “Avançado”. Em seguida, aperte em “Economia de Dados”. Habilite a chave ao lado de “Usar o recurso Economia de Dados” para ativar a função.

iOS

Para habilitar a função, acesse “Ajustes” e toque em “Celular”. Em seguida, aperte em “Opções de Dados Celulares” para continuar. Na próxima tela, clique em “Modos de Dados”, depois “Modo de Economia de Dados”.

Aprenda como evitar que o seu celular consuma exageradamente os seus dados móveis Foto: firmbee/Pixabay

MAIS ACESSADAS