O WhatsApp é, sem dúvida, o aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas mais utilizado no mundo, especialmente no Brasil. O mensageiro caiu no gosto de muita gente, refletindo os mais de 5 bilhões de downloads do aplicativo somente na Play Store (para usuários Android).

Curiosamente, mesmo sendo tão popular, nem todos que o tem tiram total proveito da ferramenta durante a rotina. Muitos têm se limitado a fazer o básico que o mensageiro se propõe: trocar mensagens, enviar áudios ou fazer ligações, mas você sabia que existem truques incríveis e que valem a pena aprender?

Golpe do Pix: saiba como recuperar o dinheiro perdido

1 - Lista de Transmissão

Cansado de copiar e colar a mensagem e encaminhar para várias pessoas? É uma tarefa exaustiva, mas que pode ser driblada de um jeito simples, com a criação de uma lista de transmissão. Trata-se de um recurso antigo, porém, muito prático. Através da lista você consegue enviar a mesma mensagem para até 250 contatos de uma só vez. A pessoa na sua lista vai receber o conteúdo de forma individual, sem saber que foi enviado por uma lista.

2 - Papéis de parede

É possível deixar o seu WhatsApp com mais cara de “seu”. O primeiro passo é modificando o papel de parede das suas conversas ou vai me dizer que você não sabia que a área de chat com seu pai ou sua mãe pode ser diferente das dos seus amigos? É isso mesmo! Cada contato pode ter um papel de parede, possibilitando identificar mais facilmente os chats.

3 - Mensagens temporárias

O recurso é recente, mas vez ou outra é possível ver alguém fazendo uso, seja em um grupo ou de forma particular. Ao enviar mensagens temporárias, você ajuda a liberar espaço no armazenamento do celular, pois exclui todas as mensagens automaticamente depois de um período selecionado. E o melhor, você pode escolher esse período! 24 horas, sete dias ou 90 dias? Você decide! Além disso, a função apaga também as mídias recebidas ou enviadas, como fotos, vídeos e áudio. Ativar o recurso, contudo, exige que seja feito individualmente em cada contato.

Golpe do Auxilio Brasil promete R$ 2.500, saiba como evitar!

4 - Conversar sem salvar o número

Esse é um truque que muitos, possivelmente, não sabiam. Sim, você não precisa necessariamente adicionar uma pessoa na sua agenda de contatos para iniciar uma conversa. É possível, por exemplo, escanear um QR Code, usar links de APIs (esses que redirecionam você para uma ação dentro do aplicativo) ou até mesmo fazer uso de aplicativos de terceiros para isso.

5 - Pesquisar figurinhas

Atire a primeira pedra quem já cansou de perder tempo procurando a figurinha ideal para usar em uma conversa. É, muita gente deve entender do que se trata. Para resolver esse problema, o mensageiro permitiu que o usuário pesquisa, usando palavras-chave, o sticker que desejar. Para isso, basta abrir a aba das figurinhas em uma conversa, tocar no ícone de lupa e fazer a pesquisa.

6 - Excluir mídias encaminhadas sempre

Aos que sofrem com problemas de falta de espaço no armazenamento do aparelho, pega essa dica ótima: libere a memória do seu celular excluindo as mídias encaminhadas com frequência em uma conversa. Dessa forma, você organiza melhor o espaço ocupado por arquivos do mensageiro. Para usar o recurso abra as configurações e acesse a opção “Gerenciar Armazenamento”.

7 - Economizar internet

Esse é o último truque e o mais valioso de todos, mas infelizmente só foi disponibilizado para usuários iOS (iphone). Precisando poupar o consumo da internet móvel do seu celular e não sabe como? O modo de economia de dados surge para deixar a usabilidade mais fácil. Basta acessar “Ajustes” do aplicativo e clicar na opção “Celular”.

Mais de 5 bilhões de downloads já foram feitos do aplicativo na PlayStore Foto: antonbe/Pixabay

MAIS ACESSADAS