A crescente reabertura do mercado de eventos se tornou prato cheio para crimes cibernéticos. Agora, qualquer público-alvo daquele universo do entretenimento pode entrar na mira de golpistas que atuam com fraudes e ingressos falsos.

Público está ouvindo mais músicas antigas do que as novas

Para os consumidores, a palavra da vez é “cuidado”. A compra de um ingresso, em meio ao calor do momento, pode acabar se transformando em uma grande dor de cabeça para o fã ou interessado em desfrutar da programação anunciada.

Pensando nisso, especialistas em organização de eventos trouxeram dicas pontuais para proteger o consumidor e ajudá-lo a comprar seu ingresso com segurança e tranquilidade.

1º - Evitar promoções exageradas

Você quer participar do show da sua banda favorita e encontrou um lugar com um preço atrativo? Então desconfie! Valores praticados abaixo do mercado ou muito acima podem ser uma armadilha. Além disso, muitas vezes exigem um preenchimento cadastral prolongado. Por isso, pense bem e avalie antes de dar início a qualquer procedimento, especialmente o pagamento.

App sem dança desponta enquanto Instagram tenta ser TikTok

2º - Pesquisar a empresa anunciante

Antes de entrar no site e comprar algo, verifique a reputação daquela empresa. Elas são obrigadas a disponibilizar a razão social, CNPJ, endereço e telefone na página inicial. Se essas informações não estão visíveis, não compre.

3º - Verificar a reputação da empresa

Transforme a internet em sua aliada! Faça uso de buscadores e verifique todas as avaliações sobre a empresa de seu interesse. Observe as reclamações ou comentários em rede social ou site. Procure também se existem reclamações em relação aos serviços da empresa que está vendendo os ingressos.

Veja como se proteger de golpes em sites de compras e vendas

4º - Avaliar a segurança do site

Lembre-se de sempre verificar a segurança do site. Para isso, observe se na barra URL, ao invés de apenas “http”, consta “https”. A letra “s” indica adoção de protocolos mais rígidos de segurança. Outro detalhe importante: se consta ao lado da barra de busca do seu navegador, quando está acessando o site, um pequeno cadeado. Ao clicar nele, uma pequena janela irá aparecer com informações de segurança e autenticidade do site.

5º - Ficar atento aos grupos nas redes sociais

O último, mas não menos importante é ficar atento aos anúncios de venda de ingressos nas redes sociais. Analise cuidadosamente o perfil de quem está anunciando. Se for preciso, investigue seu histórico diretamente no perfil pessoal, além de eventuais fotos publicadas. Esses detalhes serão úteis para identificar também perfis falsos.

Atenção e cautela antes de comprar um ingresso é essencial Foto: Freepik

MAIS ACESSADAS