Imagine uma máquina capaz de responder todas as suas perguntas e ainda produzir textos sobre praticamente qualquer tema. Acha impossível? Então conheça o Chat GPT, a tecnologia que está revolucionado a comunicação na internet e ameaçando a necessidade humana em certos trabalhos.
Criada pela OpenIA, essa Inteligência Artificial (IA) de linguagem é capaz de elaborar com respostas sobre qualquer tipo de tema. Diferente de outras IAs, que apenas funcionam como uma ferramenta de busca, o Chat GPT cria suas próprias respostas com base numa grande base de dados de textos da internet. É como se uma pessoa estivesse digitando algo único e autoral para você.
Como funciona na prática?
As aplicações desta tecnologia são diversas e muito abrangentes. O usuário pode, por exemplo, pedir que a máquina faça um artigo criticando determinado político, ou uma carta de amor para sua namorada, ou até mesmo criar a letra de uma música. As possibilidades são enormes.
O professor e pesquisador em Inteligência Artificial da UFPA, Filipe Saraiva, explica que o Chat GPT é um grande avanço tecnológico de IA, pois sua aplicabilidade vai muito além de outras máquinas, que trabalham com o mesmo tipo de aprendizado.
“Diferente de outras IAs que produzem conteúdo textual, o Chat GPT é capaz de criar uma massa de textos mais complexos, consegue responder muitas perguntas e faz muitas indicações, dando assistência na produção de outros textos, com uma qualidade que outras máquinas não conseguem”.
Perigos da nova Tecnologia.
Mas nem tudo são flores. A chegada de uma nova tecnologia sempre causa um certo temor relacionado à substituição do homem pela máquina. Ao longo da história humana, é perceptível que a evolução da tecnologia criando novas formas de trabalho, forçando a humanidade a se adaptar a uma nova realidade, antes jamais imaginada. Com o Chat GPT não é diferente.
“Penso que o Chat GPT pode ser um problema real. É claro que o Jornalismo não vai acabar, muito menos os escritores ou roteiristas, mas acredito que a tecnologia irá criar uma nova forma de trabalho, mais rápida, porque é o que a computação faz, ela acelera tudo. E essa máquina pode fazer em poucos minutos livros com centenas de páginas, centenas de matérias, artigos científicos, perguntas de provas, tudo”, afirma o professor.
Apesar desta grande capacidade de processamento e de produção textual, o Chat GPT não é perfeito. Em muitas situações a máquina pode acabar interpretando de maneira errada algumas questões e até mesmo inventando informações que não são verdade.
Um dos exemplos destas falhas aconteceu com o próprio pesquisador Filipe, quando ele questionou a máquina sobre a origem do nome de um amigo.
“Eu perguntei sobre o nome de um colega que eu tenho, ela inventou que é uma colina arqueológica, que lá já foi encontrada coisas misteriosas. Isso, uma pessoa. Nós chamamos isso de Alucinação da Inteligência Artificial”, comentou o professor.
Apesar de não estar livre de falhas é inegável que o Chat GPT é uma ferramenta revolucionária e que pode ser utilizada para auxiliar muitos serviços. Entretanto, de acordo com o professor Filipe Saraiva, é necessário filtrar o que é dito pela IA, sempre consultando outras fontes para validar se uma informação é 100% confiável.
“Ele pode ter uma utilização muito interessante em assistência de certas aplicações. O médico por exemplo pode fazer uma pesquisa no chat sobre medicamentos ou tratamentos diferentes para determinada doença. Quem estiver utilizando vai ter o papel de julgar se é relevante ou não o que está sendo dito pela máquina”. Informa o professor.
PASSO A PASSO
Ficou curioso para testar essa inovadora tecnologia? O DOL preparou um passo a passa para você criar a sua conta e utilizar o Chat GPT, que é totalmente gratuito e disponível para qualquer usuário da internet
Passo 1: Clique neste link e crie um login e uma senha. É necessário um e-mail válido para finalizar o cadastro.
Passo 2: Após criar a sua conta, a página inicial da IA irá surgir (conforme imagem abaixo) na tela do seu computador ou celular. Para iniciar uma pergunta ou pedido à máquina basta clicar no ícone de chat, situado no rodapé da página e escrever o que você quiser.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar