plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
APROVEITE!

Inteligência Artificial: Google e Alura fazem curso gratuito

Voltada para profissionais da área tech ou que queiram se especializar, imersão é centrada no uso do Gemini e Google AI Studio; ao final, os melhores projetos serão premiados.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Inteligência Artificial: Google e Alura fazem curso gratuito camera Reprodução

Após impactar a carreira de mais de 1 milhão de pessoas com as suas imersões, a Alura promove um novo projeto através de uma parceria inédita. O maior ecossistema de educação em tecnologia do Brasil está se juntando ao Google para lançar a “Imersão IA”. As aulas são gratuitas e acontecem entre os dias 6 e 10 de maio.

O curso é destinado tanto a Devs iniciantes quanto experientes, além de pessoas interessadas em conhecer mais a fundo o mundo das Inteligências Artificiais (IAs). Com foco em ajudar os participantes no desenvolvimento de Interfaces de Programação de Aplicação (APIs), a ideia é ensinar o uso de duas ferramentas: o Gemini, família de modelos de IA generativa do tipo multimodal; e o Google AI Studio, plataforma que prototipa prompts a partir de modelos já existentes.

Os estudantes também terão acesso a uma comunidade exclusiva no Discord, na qual poderão se conectar e solicitar o apoio de instrutores da escola. Dentre eles, estão: Luciano Martins, Developer Advocate no Google; Fabrício Carraro, Program Manager na Alura; e Paulo Silveira, CEO da escola.

“Queremos ajudar os profissionais da área tech a mergulharem no universo da IA e alcançarem novos rumos em suas carreiras”, destaca o próprio Silveira. “O processamento de dados e o uso correto de prompts são competências cada vez mais demandadas nas empresas, portanto o desenvolvimento dessas habilidades tende a se tornar um verdadeiro diferencial em meio à transformação digital que vivemos”, completa.

Ainda vale destacar que os 10 melhores projetos criados durante as aulas serão premiados. Alguns dos prêmios são: uma bolsa de estudos da FIAP, um convite para o evento “IA Conference Brasil”, assinatura de 1 ano na plataforma educacional Alura, além de uma mentoria exclusiva.

Cronograma da imersão

A iniciativa conta com cinco aulas: uma introdução às funcionalidades do Gemini, incluindo a multimodalidade dos modelos; o ensino das melhores práticas em engenharia de prompts, abordando, por exemplo, textos e HTML; o aprofundamento no Google AI Studio e seus parâmetros; uma Masterclass para desenvolver códigos em Python e conectar-se à API do Gemini via Google Colab; e, por fim, será mostrado como criar um sistema automatizado de chatbot usando as ferramentas.

O cronograma ainda inclui três lives, que acontecem, respectivamente, nos dias 3, 8 e 13 de maio. Ao término do curso, os estudantes receberão um certificado de participação.

“Pensamos o conteúdo em parceria com o time do Google, visando a produção de uma experiência imersiva e que contribuísse para a resolução de problemas reais”, explica Carraro. “Estávamos alinhados em estruturar uma programação que promovesse uma oportunidade única de desenvolvimento em IA”, complementa.

“Esta imersão trará um aprendizado prático das ferramentas de IA do Google. Um grande exemplo é o próprio Google AI Studio, que permite às pessoas, sem nenhum custo, criar protótipos usando o Gemini”, conclui Luciano Martins, Developer Advocate do Google e um dos professores da Imersão.

Além disso, Eitan Blanche, líder de Parcerias com VCs e Startups na América Latina do Google também acrescenta sobre a importância do estudo em tecnologia Equipar as pessoas com as habilidades certas para acessar oportunidades digitais é parte fundamental desse processo. A Imersão de IA com a Alura é uma oportunidade gratuita para as pessoas aprenderem mais sobre IA e colocarem na prática", afirma Blanche.

As inscrições para a “Imersão IA” se iniciam em 15 de abril e encerram no dia 5 de maio. Para se inscrever basta acessar este link.

Serviço

Imersão IA

Data: entre os dias 6 e 10 de maio;

Inscrições: gratuitas, podendo ser feitas neste link.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Tech

    Leia mais notícias de Tech. Clique aqui!

    Últimas Notícias