Um novo golpe no Whatsapp pode atingir até 3 milhões de brasileiros. A situação envolve pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou estão desempregadas. Os hackers atuam através da CNH social, instituída para pessoas nessas condições, informou o laboratório de segurança digital.

No golpe, é repassada a informação de que usuário de CNH Social são isentos de taxas para tirar habilitação. Já foram identificadas mais de 270 mil vítimas e é estimado que mais 3 milhões de usuários de smartphones sejam atingidos pela má fé dos hackers.

Como de praxe, o link leva o “interessado” a uma página para preencher dados pessoais. Em seguida, é pedido que se compartilhe com mais dez pessoas ou cinco grupos.

Depois de três cliques no botão de compartilhar, a vítima é levada para uma página no Facebook com programas sociais do governo, como Bolsa Família, para dar mais credibilidade na ação. A página citada já tem mais de 4,5 mil seguidores e 10 mil compartilhamentos.

"Neste caso específico, o cibercriminoso está aplicando métodos de engenharia social ao ampliar sua base de contatos para a veiculação de novos golpes e até mesmo ganhar dinheiro expondo/vendendo dados dos usuários”, disse Emílio Simoni, diretor do Laboratório de Segurança Digital.

A dica dos especialistas para não cair em golpes parecidos é desconfiar de links duvidosos e evitar compartilhar conteúdos que gerem dúvida. Além disso, é possível instalar aplicativos que alertam sobre sites maliciosos.

(Com informações do UOL)

MAIS ACESSADAS