Estresse, bullying, ansiedade, muita timidez e problemas de autoestima prejudicam a Barreira Hematoencefálica (BHE), que protege o Sistema Nervoso Central (SNC), podendo desencadear depressão.

O pesquisador Scott Russo, da Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, nos Estados Unidos, analisou como 24 ratos pequenos agiram quando foram subordinados a dez ratazanas, durante dez minutos em dez dias de estudo. 

Dos 24 animais, 14 ratos ficaram mais estressados, tímidos e reprimidos. Russo e sua equipe compararam sangue, DNA e tecido dos animais expostos à situação de pressão. 

O resultado indicou que o estresse gera inflamação do sistema sanguíneo, o que enfraquece a BHE. Com isso, o cérebro fica mais vulnerável a receber substâncias como células brancas agressivas e Interleucina 6 — proteínas produzidas em nosso organismo que têm propriedade pró-inflamatória. Ambos elementos alteram a maneira como o órgão recebe a avalia sinais de ameaças e recompensas. 

Leia também: 
+ Saiba qual é a região do cérebro responsável pela depressão
+ A depressão pode mudar a estrutura do cérebro, afirma pesquisa

De acordo com Russo, a pesquisa é a primeira a relacionar o estresse com distúrbios de BHE e o comportamento depressivo. 

Mais de 30% dos roeadores estressados tinham indícios de violação no núcleo accumbens — via de recompensas do cérebro. Isso pode ser causado pelas mudanças das atividades dos genes: nos estressados, o cérebro produziu menos 40% da CLDN-5, proteína que garante a integridade do BHE. 

Em outra fase da pesquisa, os estudiosos analisaram tecidos de cérebro humano de 39 pessoas que tinham depressão, e de 24 que não tinham. Foram detectados 50% a menos níveis de claudin-5 nos participantes com depressão. 

Russo afirmou que o diagnótico pode sugerir novas opções para o tratamento da depressão. Uma das opções é usar o anticorpo artificial Sirukumab para remover parte da Interlucina 6 do organismo, fazendo com que essas proteínas não impactem o cérebro — análises anteriores da equipe de Russo indicam que pessoas depressivas têm 100 vezes a mais de Interlucina 6 na corrente sanguínea de quem não foi diagnosticado com a doença. 

(Com informações de New Scientist)

Fonte: Revista Galileu

MAIS ACESSADAS