Lembra daquela história que fez sucesso nos primórdios do YouTube de misturar um pacote de bala Mentos em uma garrafa de Coca-Cola? Um programa transmitido ao vivo pela TV australiana levou aquela brincadeira a patamares mais radicais — e perigosos.

O youtuber de ciência Jacob Strickling participava do programa Studio 10 mostrando como o refrigerante se comportava ao entrar em contato com nitrogênio líquido. Ao ser convidada a participar do experimento, a apresentadora Natarsha Belling quase foi atingida após a garrafa escapar de suas mãos e sair voando a uma grande velocidade.

Os resultados poderiam ser trágicos: a "explosão" da garrafa atingiu uma árvore e derrubou um pedaço de galho. Logo após o incidente, bastante assustada, a apresentadora afirmou que não estava conseguindo ouvir com nitidez. 

A ciência explica a quase tragédia: no caso da interação entre as balas de Mentos e a Coca-Cola, a combinação leva ao aumento da formação de gás carbônico. Com essa expansão, há um aumento de pressão e o refrigerante sai em formato de jato, alcançando alguns metros de altura. Fenômeno semelhante acontece com a interação com o nitrogênio líquido, mas a pressão formada na garrafa é ainda mais extrema (e perigosa). 

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Revista Galileu

MAIS ACESSADAS