Na hora de "ativar" o plano de saúde, em meio a uma emergência, alguém tem o atendimento negado em um hospital, mesmo estando em dia com as mensalidades. Talvez surjam outras mil providências para tomar, seja o titular do plano ou seus parentes. 

Se você se identificou com essa situação e já se sentiu perdido, sem saber como agir, pode ter se perguntado questões como: o plano de saúde pode fazer isso? Quais são os meus direitos? A quem posso recorrer?

Para ajudar nesse cenário, foi lançado o aplicativo chamado "Basta!", criado para te ajudar a combater os abusos que alguns planos de saúde cometem. 

O aplicativo traz uma forma consultar informações sobre os principais problemas enfrentados pelos clientes dos planos de saúde, principalmente sobre reajustes, remédios de alto custo, reembolso, prazos de atendimento, recusas de tratamentos e procedimentos, entre outros. O usuário encontrará também respostas para perguntas como: A operadora pode cancelar o plano unilateralmente? Pode se recusar a arcar com as despesas de "home care" (internação domiciliar)? Também tem responsabilidade quando há erro médico? 

O aplicativo ainda apresenta também um passo a passo das medidas que se podem tomar e quais órgãos competentes os usuários de planos de saúde podem procurar para que os direitos dos consumidores não sejam desrespeitados.

Na área sobre legislação é possível consultar na íntegra, as principais leis que regem o tema: a Lei dos Planos de Saúde, a Lei da ANS e o Código de Defesa do Consumidor. Além dessas, há também uma listagem da longa série de leis, decretos, resoluções e normas suplementares que se relacionam com o assunto. 

O aplicativos é gratuito e está disponível na App Store Brasil: https://itunes.apple.com/br/app/basta/id1446926559

(DOL)

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