Os 16 controladores de velocidade instalados pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) em Marituba, entraram em operação nesta segunda-feira (14). Com isso, os condutores de veículos que passarem pelo município devem redobrar a atenção para não ultrapassar a velocidade permitida de 60 km.

Os radares estão instalados ao longo da BR-316, do quilômetro 10 ao 16, sendo 8 equipamentos fixos em cada lado da via. Todos já foram aferidos e liberados pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetro).

Para alertar os condutores sobre a presença dos equipamentos em Marituba, o Detran realizou autuações educativas, no período de 27 de maio a 13 de junho. Os motoristas receberam um comunicado informando sobre as infrações, no entanto nenhuma delas será validada, uma vez que o objetivo era apenas adaptar a população ao novo método de registro de infração.

A autuação passa a valer oficialmente a partir de hoje. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quanto mais acima da velocidade máxima o condutor estiver, maior será o valor da multa, que pode variar entre R$ 130,16 e R$ 880,41, além de pontuação na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e suspensão do direito de dirigir.

A instalação de radares na BR-316 objetiva disciplinar a conduta dos motoristas em área de grande circulação de pessoas e veículos e também onde há maior registro de acidentes. Em Marituba, foram registrados 321 acidentes e 9 mortes em 2020.

"Nosso objetivo é reduzir esses índices e mostrar à população que obedecer aos limites de velocidade é um ato de responsabilidade com a preservação da vida no trânsito", ressalta o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

Os equipamentos vão funcionar em tempo integral (24 horas por dia) para fiscalizar infrações causadas por velocidade superior à máxima permitida para o local. Já as infrações para quem ultrapassar no sinal vermelho do semáforo e parar sobre a faixa de pedestres na mudança do sinal luminoso serão autuadas somente entre 6h e 22h.

Foto: Divulgação Agência Pará

MAIS ACESSADAS