Após o feriadão de Adesão do Pará à Independência do Brasil, muitos motoristas se depararam com um grande fluxo de veículos nas vias de Belém e Região Metropolitana na manhã desta terça-feira (16).

No entanto, um dos muitos engarrafamentos registrados foi provocado por um protesto de moradores do bairro da Guanabara, na Grande Belém. Os manifestantes chegaram a interditar duas das três faixas de rolamento da avenida João Paulo II, no sentido de quem segue de Ananindeua rumo à capital.

Veja também:

Vídeo: manifestação interdita parte da avenida Independência

Moradores liberam Alça Viária após protesto contra "lixão"

A principal reivindicação dos moradores seria a regularização de terrenos e imóveis do bairro. Com cartazes e faixas, eles pedem que não haja desapropriações no local e que a situação das moradias seja resolvida.

A mobilização para o protesto já era vista desde a noite anterior, de acordo com moradores da área, o que culminou no bloqueio ocorrido na manhã desta terça. Os manifestantes utilizaram galhos de árvores, pedaços de madeira e entulho para interditar a via.

O fluxo de veículos na avenida foi intenso desde as primeiras horas da manhã e o engarrafamento registrou mais de 1 km de extensão. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuaram no local para ordenar o trânsito, que fluiu em apenas uma das faixas.

Agentes do motopatrulhamento da Polícia Militar do Pará e do Batalhão de Polícia Ambiental também acompanharam a manifestação, que foi encerrada por volta das 9h e a via foi totalmente liberada em seguida.

Protesto bloqueou parte da avenida João Paulo II na manhã desta terça (16) Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS