Nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), o trânsito na BR-316 sofrerá alterações durante a noite e madrugada para a instalação da passarela número 6, no km 4, próximo ao viaduto do Coqueiro, em Ananindeua. A mudança será necessária para que o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) faça o içamento da estrutura para travessia na passarela na rodovia.
A montagem das passarelas ocorrerá por módulos, começando pelos pilares, escadas e rampas. A última etapa é a colocação da estrutura metálica da travessia, que ocorrerá no horário de 22h às 5h do outro dia. A ação terá o apoio da equipe do Detran, na orientação do trânsito no local.
O primeiro dia de desvio, nesta quarta-feira (22), será no sentido Belém-Marituba. Nesta noite, os condutores que seguirem no sentido saída da capital vão fazer um desvio para trafegarem por 240 metros na mão dupla da pista no sentido Marituba-Belém.
No segundo dia de trabalho (23), as interferências serão no sentido de entrada de Belém, quando os condutores vão entrar em um desvio para trafegarem em mão dupla no sentido Marituba-Belém.
Quem precisar acessar o hospital particular, no trecho, deverá utilizar vias alternativas, como a rua São Francisco e a estrada do Caixa Pará. Para quem for no sentido de entrada da capital, ao sair do desvio, basta acessar a rua da Providência, ao lado do shopping. E para quem trafegar na rodovia no sentido de saída, a alternativa para ter acesso ao hospital será subir o viaduto Mário Covas e buscar uma das vias alternativas.
Instalação de passarelas
Ao longo dos primeiros 10 quilômetros de rodovia, o que compreende do Entroncamento até Marituba, serão instaladas 13 passarelas. Esta etapa faz parte do projeto de reestruturação da BR-316, uma obra do Governo do Pará, que vai melhorar a mobilidade urbana na Grande Belém.
Com 52 metros de extensão e uma distância de 600 a 700 metros entre elas, as passarelas terão uma estrutura metálica e piso em “steel deck”, uma laje mista de forma metálica com concreto armado. Assim como as escadas para pedestres, as passarelas contarão com três rampas de acesso, sendo duas delas instaladas nas laterais da pista, e uma terceira conectada às estações de passageiros, no corredor central do BRT.
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