
Belém se prepara para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) e grandes obras de infraestrutura seguem em ritmo acelerado na capital paraense. Uma das mais importantes é a nova Rua da Marinha, projeto que promete transformar o tráfego na zona urbana da cidade e integrar melhor a Região Metropolitana.
Como parte do avanço nas obras, novas interdições no trânsito entram em vigor a partir desta quarta-feira, 3 de setembro. O trecho da Rua da Marinha, compreendido entre a Rua Maravalho Belo e a Rua Sexta, será interditado. A medida é necessária para a continuidade da duplicação da via. Durante o período de obras, os veículos serão desviados para o trecho já concluído da nova pista.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Belém se transforma em uma nova cidade para receber a COP 30
- Rua da Marinha: para onde seguirá o trecho liberado?
- Governador Helder Barbalho vistoria obras da Avenida Liberdade
Além disso, o perímetro entre a Avenida Augusto Montenegro e a Rua Maravalho Belo também permanecerá interditado, com o objetivo de garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas, bem como manter a fluidez no trânsito da região.
Para reduzir o impacto no dia a dia dos moradores e condutores, a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) informou que as alterações no tráfego ocorrerão de forma escalonada, com mudanças a cada 500 metros. Durante esse período, a nova pista contará com uma faixa exclusiva de estacionamento destinada aos moradores da área afetada pelas obras.
Quer mais notícias do Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Projeto estratégico
Com 3,5 quilômetros de extensão, o projeto da nova Rua da Marinha é considerado um novo eixo de mobilidade para Belém. Ao final da obra, a via contará com duas pistas de mão dupla, cada uma com três faixas de rolamento, além de ciclofaixa e passeio acessível.
A intervenção também inclui sinalização horizontal e vertical, paradas de ônibus recuadas com totens informativos e iluminação pública em LED. A expectativa é que a obra reduza significativamente os congestionamentos, melhore a segurança viária e encurte o tempo de deslocamento entre os bairros e municípios da Região Metropolitana.
Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas, a nova Rua da Marinha integra o conjunto de investimentos voltados à infraestrutura urbana de Belém, em preparação para receber a COP 30 em 2025. O evento internacional trará para a cidade lideranças globais, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os rumos do planeta diante da crise climática.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar