Superlotação e falta de medicamentos marcaram o cenário encontrado na noite de quinta-feira (09), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro da Pedreira, em Belém.

Um internauta que prefere não se identificar relatou que levou sua mãe ao local após às 21h30 e se assustou com a quantidade de pessoas no espaço. Além disso, sua mãe, que sofria com fortes dores no estômago, só foi atendida por volta da meia-noite.

O internauta denunciou que o atendimento na UBS estava muito precário e que o local sofre com falta de medicamentos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), a direção da unidade alegou que o atendimento ocorreu normalmente. "A UBS da Pedreira reforça que a equipe de plantão estava completa, portanto foram atendidos em média 40 pacientes durante a noite toda."

A secretaria confirmou que há falta de medicamento no local, "porém já está sendo providenciada nova remessa, visto que a demanda tem aumentado significativamente nos últimos meses na UBS da Pedreira".

UPA DA SACRAMENTA

A Secretaria Municipal de Saúde informou que das 19h do dia 09 de março às 07h de hoje a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Sacramenta atendeu 189 pessoas, o que corresponde à média esperada do dia. Destes, 100 atendimentos foram classificadas na cor verde (pouco urgente).

Em relação à denúncia de falta de medicamentos, a Sesma informou que "a UPA foi abastecida na manhã de ontem com os insumos necessários."

A UPA da Sacramenta atende a população dos bairros da Sacramenta, Pedreira, Telégrafo e Marco, conforme a classificação de risco, cujo protocolo é internacional e determina a ordem de atendimento conforme a gravidade do caso.

Vermelho: emergência (atendimento imedianto)

Laranja: muito urgente (até 10 minutos)

Amarelo: urgente (até 60 minutos)

Verde: pouco urgente (até 120 minutos)

Azul: não urgente (até 240 minutos)

(DOL)

MAIS ACESSADAS