Uma parte de uma das passarelas que estão sendo construídas no prolongamento da avenida João Paulo 2º, em Belém, desabou na tarde de ontem (17), após a chuva. De acordo com Washington Junior, morador da área, que registrou o momento posterior ao desabamento da estrutura, foi possível ouvir um grande estrondo quando o bloco de concreto caiu da parte maior. 

“Eu estava na sala de casa com a janela e a porta aberta quando começou a chuva e ouvi o barulho, muito forte. Alguns trabalhadores estavam gritando e correndo e quando avistei, parte da torre tinha caído e fiz a filmagem”, relata. “Os engenheiros viram que eu estava filmando e pegaram uma lona preta e começaram a cobrir”, conta. 

O Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), responsável pela obra, confirmou, em nota, que uma estrutura auxiliar para suporte da rampa de acesso a uma passarela tombou no final da tarde, mas não chegou a atingir operários. Mesmo com a obra atrasada, o Núcleo disse ainda que o ocorrido não afetará o cronograma de conclusão, previsto para final de fevereiro, e que será realizada uma análise técnica na estrutura. Assim que a perícia for concluída, o Núcleo informará o motivo do referido tombamento e as medidas que serão adotadas.

Estrutura é da obra de prolongamento da avenida. Funcionários da construtora vistoriam estrago (Foto: Reprodução)

ATRASO

Em notícia publicada em seu site oficial, o núcleo confirmou que as obras estão atrasadas por conta da falta de cumprimento do prazo de entrega dos aços, pela empresa contratada, para as passarelas. “Após ensaios de qualidade, a construtora responsável atestou que o material entregue não atendia as especificações do projeto, acarretando, além do atraso na atividade, em uma ação judicial para apurar a questão”. O texto informa, ainda, um novo fornecedor foi contratado e já iniciou a fabricação do material necessário.

(Dominik Giusti/Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS