Pesquisadores holandeses apresentaram essa semana os resultados de um estudo inusitado: o caso de uma mulher de 54 anos que foi encontrada no quintal de sua casa " ciscando e cacarejando e agindo como uma galinha".

As conclusões do estudo foram publicadas no jornal científico holandês Tijdschrift voor Psychiatrie e apontam que a causa do estranho comportamento pode ser depressão.

De acordo com a publicação, a mulher, que não teve a identidade revelada, parece ser mais um caso de zoantropia, a condição de um humano acreditar e agir como se fosse um animal específico por algum período de tempo. Os exames médicos apontaram que a mulher estava "extremamente desorientada" e seus braços e pernas se moviam de forma nunca vista. A paciente também "praticamente não dormiu nos cinco dias anteriores".

Segundo os especialistas, a mulher era funcionária de uma farmácia, foi encontrada pelo próprio irmão nessa condição e não tinha histórico de episódios ou problemas psiquiátricos.

Na consulta a que foi submetida após o período cacarejando, ela teve uma convulsão e acordou "de volta ao normal", no entanto, sem lembrar de absolutamente nada. Desde 1850, apenas 56 casos de zoantropia foram devidamente estudados e registrados pela literatura científica.

Especialistas afirmam que causa pode ser uma crise aguda de depressão Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS