plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
IMPRESSIONANTE

Arqueólogos encontram hieróglifos do "Escorpião Rei" em rocha no Sudão

Segundo análise, as escrituras podem ser evidências do primeiro Estados do mundo

Imagem ilustrativa da notícia Arqueólogos encontram hieróglifos do "Escorpião Rei" em rocha no Sudão camera Fotografia da rocha encontrada com hieróglifos | Ludwig Morenz / Universität Bonn

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Bonn localizou essa semana quatro impressionantes escrituras entalhadas há cerca de 5 mil anos no Sudão. Os hieróglifos foram analisados por historiadores, que intitularam a obra como "Domínio de Horus Rei Escorpião", contendo um símbolo circular de demarcação territorial de um líder político.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o estudo relata que a área era incomum para a construção de comunidades em aproximadamente 4000 a.C., podendo ser uma prova da migração e colonização nas regiões ao redor do rio Nilo.

VEJA TAMBÉM!

Decifrando os códigos, os arqueólogos concluíram que a movimentação teve o "Escorpião Rei" como articulador, por volta do ano 3070 a.C., sem maiores informações sobre período de reinado e ações governamentais. Com a pedra, é possível analisar o domínio do "Escorpião Rei" como uma das primeiras evidências históricas sobre o surgimento de um Estado territorial.

Reprodução digital dos hieróglifos encontrados na rocha
📷 Reprodução digital dos hieróglifos encontrados na rocha |Umzeichnung David Sabel / Universität Bonn

Para o pesquisador, Ludwig Morenz, da Universidade de Bonn, que foi um dos autores da análise, o sinal de demarcação é de um grande governante: "É precisamente por isso que a nova descoberta da inscrição na rocha é tão valiosa. [...] Apesar de sua concisão, a inscrição abre uma janela para o mundo do surgimento do Estado egípcio e da cultura associada a ele", concluiu o especialista.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Bizarro

Leia mais notícias de Bizarro. Clique aqui!

Últimas Notícias