• Uma tomografia computadorizada realizada essa semana pela Universidade do Cairo, revelou que os últimos momentos de vida do faraó "Seqenenre Taa II", conhecido em sua época como "O Bravo", foi marcada por dor e sofrimento. Segundo o exame, o monarca provavelmente foi assassinado no campo de batalha e ficou com grandes fraturas no crânio.
Tomografia em múmia revela que faraó foi morto a machadadas
📷 |Reprodução/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

De acordo com os pesquisadores, pelos ferimentos e fraturas, existem grandes chances do faraó ter sido cercado por inimigos portando armas como espadas, machados e lanças. O corpo embalsamado apresenta cortes na bochecha, nariz, olhos, nuca, região dos olhos e uma grande fratura no crânio, provavelmente a causa da morte.

Tomografia em múmia revela que faraó foi morto a machadadas
📷 |

VEJA TAMBÉM!

📷 |Reprodução/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

"Isso sugere que Seqenenre estava realmente na linha de frente com seus soldados arriscando sua vida para libertar o Egito", afirmou a principal autora do estudo, Sahar Saleem, da Universidade do Cairo.

📷 A arqueóloga Sahar Saleem acompanhando o exame do faraó |Reprodução/Egyptian Ministry of Tourism and Antiquities

Para os arqueólogos, outras linhas de estudo sugerem que ele foi executado publicamente por um rei invasor do norte, ou ainda assassinado misteriosamente enquanto dormia. Os sacerdotes que o mumificaram se esforçaram para esconder os ferimentos e fraturas.

"Seqenenre Taa II" governou a parte sul do Egito por um período relativamente curto (1558 a 1553 aC). 

MAIS ACESSADAS