Uma das bases de qualquer religião é seu aspecto simbólico. Por isso, sabe-se que nem tudo deve ser levado "ao pé da letra" e que algumas interpretações podem dar margem a práticas violentas e até mesmo preconceituosas.

Mais que isso: algumas imagens por vezes podem provocar reações impressionantes e assustadoras. Um triste exemplo disso ocorreu dias atrás: uma estátua budista que mostra um deus segurando sua cabeça depois de cortada pode ter instigado o suicídio de um monge tailandês.

Thailand
Buddhist monk chops off his own head with a guillotine to please Buddha& reincarnate as a 'higher spiritual being'
Thammakorn Wangpreecha, 68 cut his own head off in a planned ritual sacrifice
The Monk hoped the sacrifice would reincarnate him as 'higher spiritual being' pic.twitter.com/tzkInAIvt1

— MassiVeMaC (@SchengenStory) April 19, 2021

Ele decapitou-se usando uma guilhotina como uma oferenda a Buda na esperança de reencarnar em um "ser espiritual superior". Thammakorn Wangpreecha, de 68 anos de idade, passou mais de cinco anos planejando este ritual bizarro de sacrifício, segundo o portal inglês Daily Mail. 

Para Wangpreecha, a oferenda à divindade lhe traria boa sorte na vida pós-morte – uma crença conhecida no budismo como "obtenção de méritos", um conceito considerado fundamental para a ética budista.

O monge foi encontrado morto em 15 de abril no tempo Wat Phu Hin, na província tailandesa de Nong Bua Lamphu. O corpo de Thammakorn foi descoberto por seu sobrinho que contou que o seu tio deixou uma mensagem em uma laje de mármore.

"Na sua mensagem ele dizia que cortar sua cabeça era uma maneira de elogiar Buda. Na carta, ele disse que passou cinco anos planejando este [sacrifício]", contou o sobrinho. "Seu desejo era oferecer sua cabeça e sua alma para que o Senhor pudesse ajudá-lo a reencarnar na próxima vida como um ser espiritual superior", finalizou.

MAIS ACESSADAS