Dom Pedro I foi o primeiro Imperador do Brasil, governando entre os anos de 1822 e 1831. No dia 7 de setembro de 1822, ele declarou a Independência do Brasil. Posteriormente, outorgou a primeira Constituição do país, em 1924.

Na última quarta-feira (22), Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, em Portugal, anunciou que o coração de dom Pedro I poderá ser enviado ao Brasil para as comemorações dos 200 anos da Independência. O coração está preservado em formol dentro de um recipiente de vidro na Irmandade da Lapa.

Peritos do Instituto de Medicina Legal do Porto garantiram que o órgão poderia sair da igreja da Lapa sem correr riscos. O transporte será feito em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

“É com enorme honra que anuncio que autorizo que o coração de dom Pedro IV (I) de Portugal, e I Imperador do Brasil, seja trasladado para o Brasil, em datas a acertar entre o meu gabinete e o Palácio Itamaraty”, disse Rui Moreira, que viajará ao lado do coração.

A ideia de trazer o órgão para o Brasil partiu do embaixador brasileiro George Prata, que faz parte da coordenação do evento de comemoração aos 200 anos da independência brasileira. Em abril de 2022, o Itamaraty iniciou as negociações com as autoridades de Portugal, para trazer o coração para as celebrações.

Em 1972, a ossada de dom Pedro I veio ao Brasil em comemoração aos 150 anos da independência. Eles foram levados ao local onde o imperador proclamou a independência do país, no Rio Ipiranga, em São Paulo.

Os restos mortais dele estão atualmente em um túmulo no Monumento à Independência, localizado no Museu do Ipiranga, em São Paulo. Apenas seu coração segue em Portugal.

VEJA TAMBÉM:

Pastor preso pela PF foi assessor do governo de Simão Jatene

Compra da Extrafarma pela Pague Menos é aprovada pelo Cade

MAIS ACESSADAS