As lacraias ou centopeias são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula de veneno e presas inoculadoras; podem produzir acidentes dolorosos. Uma centopeia gigante matou uma cobra após ser parcialmente engolida e morta pelo réptil em um parque na Flórida, Estados Unidos.
A serpente da espécie Tantilla oolitica, raramente encontrada na América do Norte. Os corpos dos animais foram encontrados por um visitante do local.
De acordo com o jornal CTV News, a aparição da cobra não ocorria há muito tempo no local, o que motivou um estudo da revista científica norte-americana Ecology. Devido ao achado, os cientistas conseguiram analisar os hábitos alimentares desse tipo de serpente, já que, até então, os pesquisadores não sabiam exatamente o que elas comiam.
"É extremamente raro achar espécimes que morreram enquanto comiam uma presa, a gente nunca poderia prever um achado desses. Estamos totalmente estupefatos", detalhou o coautor do artigo sobre o animal, Coleman Sheehy, do Florida Museum.
O Fish and Wildlife Research Institute (FWRI) identificou o réptil e, conforme a agência, existem somente cerca de 26 espécimes conhecidos na região. Centopeias gigantes adultas podem atingir cerca de 25 centímetros, conforme o Florida Museum.
Segundo os especialistas, a Tantilla oolitica é rara de ser encontrada por que geralmente se enterra sob detritos, rochas ou em cavidades de calcário.
Pesquisadores do Museu de História Natural da Flórida criaram tomografias computadorizadas dos corpos entrelaçados e publicaram os resultados na Ecology.
Conforme as imagens analisadas pelos cientistas, a traqueia — condutor que serve para a passagem de ar — foi picada pela centopeia, o que pode ter provocado o sufocamento da predadora.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar